Prefeitura é parceira para construção do Pórtico São Luiz em Cáceres
Por Thiago Almeida/Ascom
05/09/2013 - 18:56
O secretário de Governo, Neto Gouveia, se reuniu nesta quarta-feira (04.09) com representantes de várias entidades para dar continuidade aos debates para a construção do Pórtico São Luiz, na entrada do município de Cáceres. No encontro, que aconteceu na sala de reuniões da reitoria da Universidade de Mato Grosso (Unemat), foram debatidas estratégias para a construção da obra, além de definir um plano para firmar parcerias com a entidade privada e outros órgãos interessados no projeto.
Além do pórtico, também está prevista da reestruturação e paisagismo de toda a área ao longo da Avenida São Luiz, que é a principal porta de entrada do município
A iniciativa do projeto é da Unemat, que busca parceira na viabilização de recursos junto à iniciativa privada, aos clubes de serviços ao Iphan, ao Executivo Estadual através da Secretaria de Cultura, entre outros, para agregar cada vez mais colaboradores para a construção do pórtico. A proposta é arrecadar R$ 40 mil em investimentos para que o pórtico possa ser executado e construído até o mês de dezembro.
O monumento terá a imagem do padroeiro de Cáceres, São Luiz, dentro de uma estrutura em forma de peixe, símbolo maior da região. O pórtico ficara no contorno que dá acesso à cidade. Além da construção, os canteiros laterais da avenida também passarão por um processo de limpeza e revitalização. Para isso, os proprietários de estabelecimentos comerciais ao longo da avenida foram convidados para participar e colaborar com o projeto, que faz parte de um estudo maior proposto na época da comemoração dos 100 anos da Diocese São Luiz de Cáceres, em 2011.
De acordo com o reitor da Unemat, Adriano Silva, a ideia é unir esforços para angariar os recursos para a construção da obra. “Vamos fazer gestão junto à secretaria de Cultura, além de entidades e empresários que quiserem colaborar. A proposta é que a obra esteja pronta ainda em dezembro. Para isso vamos contar com o apoio do Exército Brasileiro, Lions Clube, Rotary, e outroas órgãos”, afirmou.
Representando o prefeito Francis Maris Cruz na reunião, o secretário Neto Gouveia destacou que todo apoio para a melhoria do município é sempre bem vindo. “Estamos passando por tempos difíceis, mas temos sempre aqueles que querem colaborar de alguma forma. A Avenida São Luiz é a porta de entrada da nossa casa, e precisamos cuidá-la. Se existe essa possibilidade para melhorarmos essa entrada, precisamos fazê-la”, concluiu.
Após a reunião, ficou definido um grupo de trabalho montado por representantes das empresas situadas na Avenida São Luiz para propor alternativas viáveis para a revitalização dos canteiros. A Unemat ficou responsável por articular junto à Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso a viabilidade de recursos para a construção da obra.