Azambuja anuncia implantação do IML em Pontes e Lacerda
Por assessoria
09/09/2013 - 12:56
O Plano Estadual de Segurança Pública na Fronteira 2013-2015 vai atender a indicação legislativa n° 292/13 do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP) que aponta à necessidade da construção do Instituto Médico Legal – IML em Pontes e Lacerda.
Em resposta ao apontamento do deputado, o secretário-Chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, confirmou a construção da unidade, justificando que vai gerar estruturação indispensável proporcionando qualidade e segurança ao trabalho, bem como, as vítimas de violência atendidas.
O vice-presidente explicou que atualmente a Politec de Lacerda está instalada em local alugado e o IML não tem no município. As demandas são atendidas na cidade de Cáceres, distantes mais de 200 km de Pontes e Lacerda. Antonio Azambuja ainda salientou que é grande a demanda pelos serviços na cidade, e a regional conta apenas com três peritos criminais efetivos, dois papiloscopistas efetivos e dois médicos legistas contratados. Azambuja lembrou, além disso, que no ano de 2012 a área pericial atendeu a 343 exames periciais criminais e 520 exames de medicina legal para atendimento a uma população regional de no mínimo 95 mil habitantes.
Antonio Azambuja explica que com a implantação do IML em Pontes e Lacerda, os serviços vão ficar mais acessíveis ao cidadão vítima de violência. “Há anos lutamos pela construção do prédio para instalar o IML no município, pois sabemos que é um investimento extremamente importante para Pontes e Lacerda e região”, destacou.
O deputado explica que o IML, produz laudos técnicos e científicos para a apresentação de provas consistentes em casos que exigem investigações minuciosas. Com o IML, a Polícia Técnico-Científica realiza raios X, necropsias, exames de lesão corporal, embriaguez, violência contra a mulher, crianças, adolescentes e idosos e faz análises de reconhecimento de vítimas de acidentes de trabalho e de trânsito, entre outros serviços.