Inauguração do Complexo Tatersal impulsiona setor agropecuário
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
08/09/2013 - 11:13
O "Tatersal José Esteves de Lacerda" foi inaugurado na manhã de ontem,7, no Parque de Exposições e Eventos do Sindicato Rural de Cáceres. A inauguração marca o início do funcionamento do curral, um espaço de 3 mil metros quadrados, com 63 divisórias e capacidade para 1 mil animais, avaliado por Maurício Tonhá, da Estância Bahia, como uma melhores estruturas do Estado, que permite a Cáceres voltar ao cenário regional e estadual do circuito de grandes leilões.
Além de lideranças de segmentos comunitários, clubes de serviço e outros segmentos, a solenidade contou com a presença do prefeito Francis Maris Cruz, do deputado estadual Ezequiel Fonseca, do presidente da Aproleite e vice-presidente da Famato, Alessandro Casado, do secretário de Estado José Lacerda(Secretaria de Esatdo de Meio Ambiente), do vereador Manoel Leiteiro, do comandante da PM de Cáceres, major Adalberto Gonçalves, da vice-prefeita Eliene Liberato, da secretária de Educação Nelci Longui,do ex-prefeito de Pontes e Lacerda, Milton Miotto, dos ex-prefeitos de Cáceres José da Silva Araújo e Walter Fernandes Fidelis, do juiz da Vara de Execuções Penais de Cáceres, Jorge Alexandre, e do juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fidelis, do secretário de Governo do município e ex-presidente do Sindicato Rural, Neto Gouveia, assim como do também ex-presidente Amarildo Merotti, de grande parte dos associados e da diretoria da entidade, assim como dos filhos de José Esteves Lacerda : José Márcio, Pedro, Clélia e José Esteves, além netos e bisnetos. A ausência do filho Jordão Lacerda é justificada porque o mesmo se encontra em tratamento de saúde em São Paulo. Ele foi representado por seus filhos.
Também estiveram presentes autoridades bolivianas. A integração Brasil/Bolívia sempre foi uma bandeira da família Lacerda.
José Lacerda, ao falar do pai, lembrou que ele sempre foi um campesino. O amor a terra e ao pantanal fizeram dele um grande pecuarista. Mas também um idealista, que militou politicamente, sendo vereador e prefeito de Cáceres. "Há fatos interessantes e poucos conhecidos. A madeira usada na construção da Catedral de São Luiz, saiu da Fazenda Lagoa, de meu pai, sendo transportada pelo rio Paraguai até o cais da Praça Barão. Dele, herdamos o caráter, a honra, a missão de servir ao próximo. E o gosto pela política, na qual estamos há cinquenta anos com a graça de Deus, sem nenhum 'arranhão'.
O ex-senador e ex-vice-governador Márcio Lacerda também falou do pai, afirmando que ver a estruturação e o crescimento do Sindicato Rural sempre foi seu sonho. E emocionou a todos quando, ao terminar a fala, pediu para que todos ouvissem uma música. Era o pai cantando. A música foi gravada por ele mesmo, um mês antes de sua morte. O filho Jordão a encontrou num fita em um velho gravador. Foi um momento de grande emoção para toda a família.
José Esteves de Lacerda, falecido em 2010, empresta o nome a um projeto que se inicia com a construção do curral, mas que tem uma dimensão bem maior. O tatersal, quando concluído, será um espaço para leilão e eventos. Seu início -o curral-já impulsiona o setor da pecuária. Ontem, o Grupo Cometa inaugurou o espaço com a realização de um leilão de elite. Leilão que chega a sua sétima edição e cujas seis primeiras foram realizadas em Mirassol D' Oeste porque Cáceres não tinha um local apropriado. Agora, com o espaço edificado, o Sindicato Rural poderá manter durante todo o ano uma agenda de leilões atendendo a produtores de toda a região. "É a concretização de um sonho de todos os associados e dos esforços de ex-diretorias. Uma obra que foi possível graças ao apoio e parcerias fiemadas, Só tenho a agradecer"-concluiu o presidente do Sindicato Rural, Márcio Paes da Silva de Lacerda.