Abuso: assessor impede jornalista de entrevistar prefeito
Por Blog do Vieira
23/10/2013 - 14:03
A decisão foi tomada pelo Coordenador de Comunicação da prefeitura de Pontes e Lacerda Alam Silvio Alves Fonseca. Segundo ele, o Jornalista Odenir Dias (DRT 309- MT), estaria atrapalhando o seu relacionamento perante o prefeito Donizete Barbosa.
O motivo – segundo o próprio jornalista afirmou- foi por que teria procurado o prefeito na abertura do Campeonato Regional Quarentão Mobília de Futebol, reclamando que o secretário de comunicação teria sido mal educado, dizendo-lhe palavras grosseiras, quando Odenir pediu para que Alam agendasse uma entrevista com o prefeito antes de começar o evento. A solenidade de abertura estava marcada para às 18 horas, e já estava atrasada a quase meia hora.
O Coordenador foi mais além. No outro dia, cedo, procurou o diretor do veículo de comunicação que o jornalista trabalha para impedir que Odenir voltasse a fazer matéria relacionada ao prefeito e a prefeitura. A alegação é de que o jornalista estaria tentando atrapalhar o seu relacionamento com o prefeito.
Odenir Dias informou que “a denúncia foi encaminhada ao Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso e à Federação Nacional dos Jornalistas para que as entidades se posicionem contra a tentativa do Coordenador de Comunicação de impedir o trabalho de um profissional da comunicação”.
O Sindicato tem tornado pública a preocupação com as cada vez mais frequentes intervenções de pessoas ligadas ao Poder Executivo para impedir o acesso à informação que, segundo a Entidade, deve ser repudiada, pois atenta contra a liberdade de imprensa e a construção permanente da democracia.