Polícia 'repatria' da Bolívia veículos roubados em MT
Por Midianews
17/11/2013 - 12:04
A Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), de Campo Grande (MS), divulgou nesta semana a lista dos 55 veículos que foram roubados em Mato Grosso e levados para a Bolívia.
Os automóveis foram "repatriados" e o segundo lote deve estar disponibilizados a partir dos dois primeiros de meses de 2014.
Na lista dos veículos há 29 motocicletas - grande parte de até 250 cilindradas -, além de 26 carros, a maioria caminhonetes. Os demais automóveis são carros populares, como Gol, Palio e Uno.
No total, o Governo boliviano vai entregar ao Brasil cinco mil veículos. Neste primeiro, lote são 397 automóveis.
Conforme a delegada da Defurv, Maria de Lourdes Souza Cano, a expectativa é de que a maioria dos bens seja proveniente de Mato Grosso, devido à extensa faixa de fronteira com a Bolívia.
Por enquanto, dois proprietários da lista dos 55 veículos foram localizados. A Polícia do estado vizinho acionou policiais de Mato Grosso, que encontraram os proprietários.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi acionado para ajudar a localizar os proprietários dos veículos.
O presidente do órgão, Giancarlo Castrillon, deve solicitar ajuda ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que, recentemente, fez atualização cadastral, o que pode ajudar em muito na descoberta do paradeiro dos proprietários.
Os veículos são vinculados aos proprietários por meio da identificação dos chassis, pois muitas placas foram adulteradas, após os roubos e furtos.
Custo do frete
O deputado Emanuel Pinheiro (PR) informou que vai solicitar ao governador Silval Barbosa (PMDB) o transporte dos bens de Campo Grande para Cuiabá.
O grande problema enfrentado pelas vítimas é o alto custo para guinchar os veículos até a cidade de origem, já que as despesas ficam com os proprietários.
Para trazer o carro nos quase 800 km que separam Cuiabá de Campo Grande, o frete é de aproximadamente R$ 2 mil, no caso de caminhonetes.
O parlamentar esteve na semana passada em Campo Grande onde teve acesso a relação dos veículos e constatou in loco a frota mato-grossense.
Repatriação
O governo da Bolívia deu início à devolução de carros apreendidos pela Divisão de Prevenção de Roubos de Veículos da Bolívia (Diprove) no início do ano.
A maioria dos automóveis roubados no Brasil é proveniente de Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre e Paraná - estados que fazem fronteira com outras nações.
Anteriormente, os carros estavam sendo nacionalizados em território boliviano, mas um acordo entre os dois países permitiu a devolução.
O deputado mato-grossense criticou o governo boliviano, em audiência pública no Senado Federal, dizendo que a Lei n° 133 estava patrocinando a violência, o narcotráfico e o prejuízo à vida dos mato-grossenses, tendo em vista que a lei sofre reedições há oito anos.