Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele
Por Assessoria e Diário de Cáceres
30/11/2013 - 09:15
No dia 30 de novembro, os dermatologistas vão se mobilizar para uma das maiores campanhas médicas do país. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoverá no “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” — um dia inteiro dedicado a examinar a população para prevenção e diagnóstico de uma doença que deve registrar mais de 140 mil novos casos este ano no Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Como o câncer da pele é um problema de saúde pública, há 14 anos, os Dermatologistas da SBD dedicam um dia inteiro de trabalho, sempre no último sábado de novembro, para realizar o exame preventivo gratuito na população com risco para o câncer de pele e mostrar as medidas que as pessoas podem adotar para se proteger. “Essa ação que estamos promovendo nessa data é importante para transmitirmos informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer mais comum no Brasil”, afirma Dra. Denise Steiner, presidente da SBD.
Em Mato Grosso as ações serão realizadas nas cidades de Cuiabá, no Hospital Universitário Julio Muller, em Sinop, no Centro de Especialidades Médicas e em Rondonópolis, no Ambulatório de Dermatologia do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin (CEADAS).
Até hoje, as ações desenvolvidas no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele atenderam mais de 450 mil pessoas. Só no ano passado, foram mais de 33 mil atendimentos e cerca de 13,5% das pessoas atendidas foram diagnosticadas com câncer da pele e 63% revelaram que costumam ficar expostas ao sol sem proteção.
Em 2013, cerca de 4 mil médicos voluntários e outros profissionais da área de saúde irão fazer o atendimento gratuito em 139 postos montados nos serviços de saúde instalados em 23 estados. Entre 09h e 15h, o paciente será submetido à avaliação clínica e se for diagnosticado com câncer da pele será encaminhado para tratar a doença. Quem for a um desses postos terá acesso a palestras informativas e receberá folders com informações sobre a doença e sobre proteção solar "Todos dermatologistas estarão equipados com o dermatoscópio que aumenta a chance de diagnóstico do melanoma para 95%", explica Dr. Marcus Maia, Coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele.
O exame preventivo para câncer da pele nos postos montados pela SBD será totalmente gratuito e resolutivo, pois quem receber o diagnóstico de Câncer de Pele será encaminhado para tratamento, também gratuito, em centros de referência indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele este ano tem o apoio da atriz Lavínia Vlasak, que veste a camisa da SBD e convida todos a protegerem a pele contra a doença no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele.
Pacientes de risco são o foco do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele
“Ninguém deveria morrer de melanoma”, Dr. Marcus Maia.
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Se uma pessoa tem qualquer um dos fatores que podem levar a doença deve comparecer aos postos no dia 30 de novembro e realizar o exame preventivo gratuito:
- Pessoas com histórico de câncer de pele na família;
- Indivíduos com pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão e nunca bronzeia;
- As pessoas com cabelos claros;
- Com olhos claros;
- Que possuem pintas pelo corpo;
- Que já sofreram queimaduras pelo sol;
- Que possuem sardas na face e/ou ombros;
- Que já tiveram câncer da pele;
- Que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção;
- Que possuem pinta que muda de cor;
- Que tem feridas que não cicatrizam;
- Os idosos.
- Os albinos.
Calculadora de risco para câncer da pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma Calculadora de Riscos para câncer da Pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário desenvolvido por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.
Acesse a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele
http://www.sbd.org.br/campanha/cancer/calculadora.aspx
Atenção: a calculadora possui apenas caráter informativo. Os dados obtidos a partir da ferramenta não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.
Mais informações:
Para saber qual o atendimento mais próximo de você:
0800-701-3197
http://www.sbd.org.br/campanha/cancer/default.aspx
Sociedade Brasileira de Dermatologia
www.sbd.org.br
A Sociedade Brasileira de Dermatologia A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com mais de 6 mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo, com mais de 100 anos de existência é a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins.
CÁCERES
Durante 4 anos, o dermatologista Renato Roberto Rostey fez a campanha aqui em Cáceres e ela deixou de ser feita há dois anos, por falata de uma equipe estruturada."Assustadoramente a nossa procura em Cáceres foi igual a procura de Cuiabá.
Não temos dados específicos sobre a incidência de Câncer de pele em Cáceres, mais calculo uma média de pelo menos 500 casos por ano. Na última campanha, há dois anos, tivemos um índice de 20% de casos positivos, porém este não é um número estatístico real, pois sempre em campanha acabamos tendo uma maior concentração de casos.
Os tipos mais frequentes corroboram com os dados estatísticos, cerca de 75% de Carcinomas Basocelulares, 15% de Carcinomas espinocelulares, e 5% de Melanomas, e 5% outros distribuídos em vários outros subtipos mais incomuns.
O maior alerta que podemos dar, é que vivemos em uma região com alto índice de radiação ultra-violeta, e que deveríamos fazer o uso continuo de protetores solares, assim como de vestimentas adequadas para nos protegermos, sabendo que a proteção solar é a melhor forma de prevenção.
Todos os casos tem tratamento e cura, desde que diagnosticados e tratados dentro das fases iniciais.