Sema flagra 2,3 mil kg de peixe ilegal em Cáceres
Por Diário de Cuiabá
11/12/2013 - 08:07
Fiscais da Sema e policiais militares apreenderam nesta terça-feira, em Cáceres, a 225 quilômetros de Cuiabá, 2.375 quilos de pescado proveniente de pesca depredatória.
O pescado foi encontrado numa peixaria da cidade. Segundo os fiscais, a proprietária foi encaminhada à Delegacia de Polícia, onde prestou depoimento e foi liberada. Ela responderá criminal e administrativamente pelo crime ambiental. Além dos peixes foram apreendidos 12 freezers.
O coordenador de Fiscalização da Pesca, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Junior Marcio Renner, explicou que no estoque da peixaria foram encontrados vários exemplares com sinais de gancho, o que é proibido pela legislação. “A lei determina ainda que todo o estoque seja apreendido no caso de serem encontrados exemplares provenientes de pesca depredatória”.
A operação de fiscalização de pesca e caça está sendo realizada em vários municípios da Baixada Cuiabana, região considerada de grande pressão em relação à pesca, no período proibitivo da piracema.
Desde o inicio da piracema, já foram apreendidos mais de 2.455 quilos de pescado, 599 apetrechos de pesca, cinco armas e um motor. Ao todo 1.062 pessoas foram abordadas e orientadas.