Prefeito de Cáceres se reúne com cadeia produtiva do leite
Por Thiago Almeida/Ascom
10/01/2014 - 13:15
Avançar e ampliar tecnologias com vistas ao desenvolvimento da produção do leite foi um dos temas debatidos nesta sexta-feira (10.01), durante reunião realizada no gabinete da Prefeitura de Cáceres. O prefeito Francis Maris se reuniu com representantes da cadeia produtiva do leite em Cáceres, do Banco do Brasil, secretaria Municipal de Agricultura, entre outras instituições para discutir sobre os rumos na produção no município.
A iniciativa se dá considerando a necessidade de ações para a criação e fortalecimento da cadeia produtiva. Para isso, foi proposta a criação de um grupo de trabalho com entidades de classe, como atores fundamentais para alavancar o novo programa de produção de leite no município. A proposta é criar uma bacia leiteira que englobe recursos financeiros, tecnologia, acompanhamento técnico permanente, comercialização e industrialização, para transferência de tecnologia aos municípios da área de influência, melhorando a renda e a produção per capita na região.
O grupo de trabalho fará reuniões periódicas para discussão de projetos, captação de recursos, entre outros. Entre os participantes estarão representantes do Sindicato Rural de Cáceres, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Indústria e Comércio de Cáceres, Plantec, Laticínios Sào Luiz, Banco do Brasil, Coopfami, Aproleite, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ministério da Agricultura, Sindicato dos Laticínios, Unemat, IFMT, Empar e Indea.
De acordo com o presidente da Associação de Produtores de Leite de mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado, que esteve presente na reunião, um dos maiores desafios a serem superados pelo setor é a pouca assistência técnica aos produtores, e as dificuldades no tratamento do rebanho leiteiro. “Alguns produtores passam anos sem qualquer visita das instituições competentes”, declarou.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos de Cáceres (SIA), Wellington dos Santos, a reunião foi produtiva. “Este é o nosso quarto encontro, e o segundo com a presença do prefeito. Estamos chegando a um alinhamento e temos perspectiva de em 3 a 5 anos dobrar nossa produção como resultado destes encontros”, destacou.
O prefeito Francis Maris ressaltou que um dos grandes gargalos para o aumento na produção é a alimentação adequada do rebanho. Francis destacou a importância da união do setor para o avanço da produção na região. “É preciso do esforço conjunto de todos para a consolidação de uma rede produtora realmente forte”.
A região possui cinco laticínios, que produzem em média 1,5 milhão de litros ao mês. Cáceres possui um laticínio.