Cinema:Praia do Futuro é selecionado em Berlim
Por DC Ilustrado
16/01/2014 - 12:00
O filme brasileiro “Praia do Futuro”, do diretor Karim Aïnouz –– roteirista do excelente “Abril Despedaçado” e dos bonzinhos “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Cidade Baixa” ––, está na competição para o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, junto com os argentinos “La Tercera Orilla”, de Celina Murga, e “Historia del Miedo”, de Benjamin Naishtat.
Os três filmes foram anunciados nesta quarta e fecham a lista de indicados para a edição 2014 do Festival —– que acontece entre os dias 6 e 16 de fevereiro.
Entre as produções que já haviam sido incluídas estão o americano “Boyhood”, dirigido por Richard Linklater e com Patricia Arquette e Ethan Hawke no elenco, e “La Voie de l’Enemie”, co-produção de França, Argélia, Estados Unidos e Bélgica, dirigida por Rachid Bouchareb.
Da China, competem na seção oficial “Bai Ri Yan Huo”, de Yinan Diao, “Tui Na”, do diretor Ye Lou e “Wu Ren Qu”, de Hao Ning. Também estão na lista o longa japonês “Chiisai Ouchi”, de Yoji Yamada, a co-produção escandinava “Kraftidioten”, dirigida por Hans Petter Moland, a austríaca Macondo, de Sudabeh Mortezai, as alemãs “Jack”, de Edward Berger, “Kreuzweg”, de Dietrich Brüggemann e “Zwischen Welten”, de Feo Aladag.
Durante o festival, outros dois filmes brasileiros que não participam da competição serão exibidos, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, e “O Homem das Multidões”, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães.
Filme de macho
Depois de produções com temáticas femininas, como o longa “O Céu de Suely” (2006) e a série de televisão “Alice” (2008), Karim Aïnouz tratará, em “Praia do Futuro”, de estereótipos masculinos, como a paixão por máquinas e velocidade.
“Vai ser filme de macho”, brincou o diretor numa entrevista em 2012.
O longa se passa em dois momentos, o primeiro em 2004, quando o salva-vidas cearense Donato (Wagner Moura) resgata o turista alemão Konrad (Clemens Schick), na praia do Futuro, em Fortaleza. Em seguida, ambos vão para Berlim.
O outro se passa em 2012, quando o irmão de Donato, Ayrton (Jesuita Barbosa), um entusiasta das motocicletas, sai em busca do irmão.