MT:Piscicultura recebe apoio do governo
Por Lis Ramalho
18/01/2014 - 10:46
Para fomentar ainda mais o setor da piscicultura em Mato Grosso, o governo do Estado vai investir R$ 50 milhões em maquinários, que serão destinados aos 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Sócio-econômico e Ambiental, aos 141 municípios, para a construção de tanques de piscicultura. Mato Grosso vem registrando crescimento no setor da piscicultura e investindo na criação de “peixe sustentável”.
O ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Figueiredo Sá destacou que o novo comandante da Pasta, Luiz Calor Alécio terá a missão de manter o projeto que é a “menina dos olhos” do governador Silva Barbosa (PMDB). Meraldo deixou a Sedraf para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, nas eleições deste ano.
Ele informou que Mato Grosso é o 8º produtor de peixe no Brasil e que com os investimentos do governo no setor, o estado assumirá facilmente o posto de 1º lugar. Meraldo disse ainda que uma nova perspectiva na área produtiva econômica do estado, colocará MT como o maior produtor de peixes do Brasil no sistema de piscicultura.
“Somos primeiros em grão, carne e com certeza seremos em peixe. Nosso clima e as áreas são propícios. Vamos investir R$ 50 milhões em equipamentos, que vão ficar nos 15 consórcios, fortalecendo a cadeia produtiva da piscicultura, gerando emprego e renda as famílias”, destacou.
Segundo a Associação de Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) atualmente existem 950 piscicultores e uma média de 4 mil pessoas que dependem da produção como fonte de renda.