Equipe do projeto LeiteCáceres realiza a terceira reunião
Por assessoria/Clarice Navarro Diório
22/01/2014 - 13:11
A equipe envolvida no projeto que objetiva ações de incentivo à Cadeia Produtiva do Leite na região de Cáceres, realizaram uma terceira reunião na manhã de hoje,22, na sede do Sindicato Rural de Cáceres. A equipe é composta por representantes do Sindicato Rural, Secretaria Municipal de Agricultura,, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio,, Plantec, Laticínio São Luiz,, Banco do Brasil, COOPFAMI, Aproleite, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ministério da Agricultura, Sindicato dos Laticínios, Unemat, IFMT, Empaer e Indea.
Para o presidente da Aproleite, Alessandro Casado(também presidente do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos), mesmo sem o incentivo necessário, a região de Cáceres já produz 45 mil litros de leite/dia, sendo a maior bacia leiteira do Estado. "Há muito potencial a ser explorado, e o produtor precisa do incentivo para ter acesso à novas tecnologias, o que o levará a produzir mais e com maior qualidade".
O vice-presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, afirmou que o projeto, denominado LeiteCáceres-Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite na região de Cáceres para o desenvolvimento regional sustentável, deverá ter o município como executor, e os demais envolvidos como parceiros.
"O primeiro passo é a conscientização e o diagnóstico,ações que deverão ser feitas no decorrer de 2014. É um projeto a médio prazo que deve chegar ao ápice em 2016, levando os produtores de leite do município a um aumento de produtividade, aumento de renda, fortalecimento da cadeia produtiva, adoção de boas práticas de manejo, adoção de boas práticas de utilização de solo e água, implantação de laboratórios e rede de controle de qualidade do leite, adoção de novas tecnologias nas propriedades rurais até a indústria. O projeto-conclui ele- fortalece e ordena a produção do leite em Cáceres e região".
O presidente do Sindicato rural, Marcinho Lacerda, afirmou que a parceria do sindicato fomenta o projeto sob vários aspectos: na união dos produtores e na capacitação dos mesmos, através da parceria com o Senar, que tem cursos específicos para esta área de atuação.