Prefeitura articula instituições para voluntariado durante FIPe 2014
Por Thiago Almeida/Ascom
21/01/2014 - 10:30
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), realizou nesta segunda-feira (21.01) uma reunião com representantes de entidades, clubes de serviço e outras instituições para falar um pouco sobre a realização do Festival Internacional de Pesca de 2014. A proposta, de acordo com o prefeito do município, Francis Maris Cruz, foi apresentar a proposta do evento com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os representantes para participarem do trabalho voluntario na organização do evento. “Queremos resgatar o tradicional festival de pesca, onde o principal foco era o campeonato e a preservação da natureza, com a participação de todos os moradores da cidade”, afirmou.
Francis Maris destacou também que apenas com a participação de todos será possível a realização do festival. “Mais do que nunca, é preciso engajamento de todos para fazermos um belo evento. Todos os cacerenses precisam viver este momento e participar da realização deste que é o grande marco do município”, afirmou.
Para 2014, será organizada uma comissão especial que cuidara apenas da área de voluntariado do Festival, sob coordenação de Demis Rogério, que têm experiência como voluntário em vários eventos. A ideia é trazer para o FIPe 2014 o modelos de sucesso de voluntariado implementados em grandes festivais no país, com uma comissão estruturada e segmentada em diversas áreas para o bom andamento dos trabalhos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júlio Parreira, o Festival Internacional de Pesca é símbolo da união do povo cacerense. “Temos histórias maravilhosas sobre como a população se engajava na realização das competições e também nas atrações culturais. Queremos resgatar isso”. Parreira destacou também que no próximo dia 30 de janeiro será realizada a primeira reunião de treinamento para o voluntariado do FIPe 2014, que será realizado no Sesi Clube de Cáceres.
FIPe 2014
O Festival Internacional de Pesca deste ano é chamado de o FIPe da Copa do Mundo e será realizado entre os dias 11 e 15 de junho, paralelamente ao mundial de Futebol. A ideia é apresentar aos turistas que visitarem à região mais uma opção de lazer durante o campeonato, além de mostrar aos visitantes as belezas naturais de Cáceres.
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Sematur, está realizando o trabalho de coleta de parcerias e entidades interessadas em apoiar a realização do evento. Para este ano, a ideia é centralizar o foco principal no campeonato de pesca esportiva, resgatando a tradição cacerense que se perdeu ao longo do tempo. Além disso, atrações culturais e gastronomia também farão parte da agenda do Festival.