Violência doméstica:Em Cáceres,183 presos em 2013
Por JORNAL EXPRESSÃO
20/01/2014 - 10:27
Cento e oitenta e três homens foram presos por violência doméstica, em Cáceres de janeiro a dezembro de 2013. O número é menor que no mesmo período de 2012 quando 235 foram mandados para cadeia por agressão e violência sexual contra mulheres e adolescentes no município. É o que revela um levantamento feito pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM). Todos foram enquadrados na Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006. A chamada Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica, sexual e familiar contra a mulher.
A delegada Mariel Antonini Dias atribuiu a redução das prisões a um conjunto de ações que variam desde o trabalho de conscientização, a coragem da mulher por saber que ela está mais protegida e as constantes palestras ministradas em escolas, entidades e clubes de serviços sobre o tema. “Dizer qual, especificamente, está sendo a causa da redução é difícil. Creio ser um conjunto de ações. Contudo, o mais importante é que esse tipo de crime está sendo combatido e reduzido” enfatiza lembrando que, o mais preocupante ainda é o elevado índice de violência sexual praticado, geralmente, contra crianças e mulheres.
“Infelizmente, constatamos que, além das agressões contra mulheres, é ainda muito elevado o índice de violência sexual praticado, principalmente, contra crianças do sexo feminino” diz explicando que assim que toma conhecimento de um fato dessa natureza mobiliza toda equipe para esclarecer e, automaticamente, prender o agressor. “Geralmente priorizamos o trabalho para esclarecer o prender o agressor”, diz.
De acordo com o levantamento, o mês de janeiro foi o mês mais violento e o que mais resultou em prisões, no ano passado. Foram, pelo menos, 27 mandados de prisões cumpridos, em 31 dias. Quase que uma prisão por dia. Nesse mesmo período foram determinadas e cumpridas 39 medidas protetivas – afastamento do agressor à vítima; proibir o ofensor de se aproximar da vítima, familiares e testemunhas, no limite de 1 mil metros; proibir o ofensor de manter contato com a vítima entre outras -.
O mês de setembro, por outro lado, foi o menos trabalhoso para a equipe da DEDM. Nos 30 dias do mês foram, expedidas apenas 7 prisões e 28 medidas protetivas. O número de inquéritos policiais instaurados em 2013 também é menor que em relação a 2012. Foram 491 em 2013 contra 664 de 2012. Ao todo, além das 183 prisões efetuadas, a delegacia expediu 324 pedidos de medidas protetivas; instaurou 491 inquéritos policiais, elaborou 194 Termos Circunstanciados de Operações (TCO).