Vereador Marcinho Lacerda fala da participação popular nas ações do legislativo
Por Diário de Cáceres
28/01/2014 - 17:25
A Câmara Municipal de Cáceres realizou na noite de ontem a primeira sessão ordinária do exercício de 2014. Entre os principais temas, estavam o projeto de lei do presidente da Casa, vereador Alvasir Alencar, que quer o fechamento do comércio nos finais de semana e feriados nacionais, o discurso da vice-prefeita Eliene Liberato Dias, que transmitiu otimismo e anunciou a instalação de várias novas empresas em Cáceres, e o pedido de afastamento do vereador Cabo Pinheiro, para tratar de assuntos particulares-o que marca o cumprimento de acordo político com 3 suplentes que se revezarão na Câmara nos próximos seis meses.
Ao usar a palavra, o vereador Marcinho Lacerda deu as boas-vindas aos colegas no retorno aos trabalhos, e falou sobre a importância da presença e participação popular nas ações dos parlamentares.
Veja o discurso do parlamentar peemedebista: "Primeiramente, quero desejar um 2014 de muitas realizações a todos nós, que acreditamos e amamos nossa cidade, e agradecer a presença nesta primeira sessão ordinária do ano, esperando ter vocês conosco nas demais que virão. Aos meus colegas vereadores: desejo que compartilhemos muitos trabalhos.
Como vereador, eu acredito que este ano será de mudanças e investimentos. Sabedores da importância sobre a independência entre os poderes, já trilhamos o caminho do entendimento e união, para o trabalho conjunto entre município e o legislativo.Mesmo sendo poderes independentes, para o bom andamento da máquina pública, tem que haver interação e respeito recíproco, para que ao final do mandato tenhamos o reconhecimento de nossos eleitores e da população.
Assim, com alegria reafirmo que acredito no compromisso do governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, em investir em projetos buscando o desenvolvimento local e regional . Da mesma forma, confio no prefeito Francis Maris Cruz, ao adotar austeridade na condução da máquina pública para ter condições de fazer o trabalho de arrumar a casa, para podermos bem receber nossos visitantes e investidores e elevar a auto estima da população. Teremos em breve a execução do projeto da revitalização das ruas e avenidas, entre outros.Conquista esta que é fruto do trabalho não só do nosso gestor municipal, mas de todos os vereadores desta Casa, que durante todo o ano de 2013 buscaram o apoio do governador e dos deputados da região, com o objetivo de traçar um realinhamento político tal qual Cáceres precisa e merece.
Também este ano, a exemplo do anterior, acho fundamental que nosso legislativo busque ouvir as demandas da população, através da realização de audiências públicas. Trazer para dentro do legislativo municipal a voz da população é obrigação nossa. Tal qual faz a Assembleia Legislativa do Estado, obtendo excelentes resultados. O nosso legislativo deve ouvir o munícipe. Entender seus anseios e necessidades e trabalhar em prol da comunidade. Nosso trabalho como legislador não é apenas o de fiscalizar ações do Executivo. Somos eleitos pela população que espera que um vereador vá muito além disso.
O primeiro ano de exercício não foi fácil. Foi de buscar conhecimento, parceria entre os próprios colegas e demais poderes. Acredito que este ano, cada um já conhecendo a linha de pensamento do outro, será mais fácil e mais produtivo. Acredito que haverá mais parceria entre os componentes desta casa, utilizando como ferramenta as comissões temáticas existentes nesta Casa de Leis.
Já podemos ver avanços. O Executivo conseguiu quitar as folhas dos servidores respeitando os índices obrigatórios em folha de pagamento de pessoal, assim como investiu,como determina a lei, na saúde e na educação. Com o compromisso de apoio do governo do Estado e a busca incessante de recursos tanto no âmbito estadual como federal, tenho convicção de que as ações começarão a sair do papel.
Assim, acredito em mudanças em áreas de infra-estrutura, como também em áreas onde a população é a parceira do município. Cito aqui a consciência que todos tem da importância da limpeza do rio Paraguai, do combate a dengue, campanhas diversas de vacinação. Todas essas ações tendo a população atuando, através de lideranças comunitárias ou através da atuação voluntária.
Acredito -e muito- no crescimento da arrecadação dos impostos municipais, com mudanças já adotadas e com o projeto de recadastramento imobiliário da cidade, a exemplo do que foi feito nos bairros Jardim Mariana/Cohab Velha, Padre Paulo e Vitória Régia, bairros onde os proprietários tiveram a oportunidade de regularizar a situação do seu imóvel, para ter em mãos o titulo do mesmo. O regularização fundiária, rural e urbana, é uma questão fundamental.
Também considero fundamental municipalizar ações que envolvam a proteção ao meio ambiente, ou as que fomentam o turismo. Exemplo disso será a realização do Festival de Pesca deste ano, onde a Prefeitura será a coordenadora de um evento cuja parceria com a iniciativa privada e clubes de serviços vão tirar o ônus do município na realização do festival e abrir uma porta para que a sociedade entre, realize o FIP e tenha lucros, o que implica, sem dúvida, na geração de emprego e renda.
Desta forma, reafirmo o que sempre disse: a união, a ação conjunta, a parceria, são necessárias e não podem deixar de existir dentro da administração pública, tanto no poder executivo como no legislativo.
Com esta proposta e com muita fé e determinação, começamos mais um ano de trabalho legislativo, no qual quero contar com a participação de cada munícipe, colocando na prática o lema que diz que a câmara de vereadores é a casa do povo. Conto com as sugestões, críticas, opiniões e parceria de cada um."