Além da água
Por GNT
08/02/2014 - 10:57
Ingerir dois litros de água por dia é uma das regras mais básicas para manter a saúde do organismo, mas, durante o verão, esse cuidado deve ser redobrado. Isso porque, com as altas temperaturas, o risco de desidratação aumenta consideravelmente.
"Quando sentimos sede, é um sinal de que o nosso corpo já está desidratado. Por isso, é importante manter uma boa hidratação ao longo do dia", alerta a nutricionista Fernanda Caldeira.
Para garantir que o corpo não desidrate no verão, a dica é inserir mais meio litro de água nessa rotina. Mas o equilíbrio nesse consumo é fundamental. "Não adianta ingerir três copos de água de uma só vez e depois passar horas e horas sem beber nenhum líquido", diz Fernanda.
"No verão transpiramos mais para manter a temperatura corporal estável, o que leva a uma maior perda de água", explica a especialista. Como 75% do nosso corpo é composto por água, uma pequena perda pode causar grandes estragos. De acordo com a nutricionista Luciana Harfenist, com apenas 5% de perda de água, já podemos apresentar dificuldade de concentração, sonolência, e dores de cabeça. Se esse nível de perda de água chega a 7%, existe um grande risco de o corpo entrar em colapso.
Alimentos ajudam a manter a hidratação
"Nosso organismo é dependente de água", conta Luciana, ao explicar que não é recomendado substituir o consumo de água por outros líquidos, mas é possível complementar a hidratação diária com o consumo de alguns alimentos. "Uma maneira de incrementar a ingestão hídrica é escolher alimentos com alto teor de água, ou seja, alimentos que tenham em sua composição mais de 70% de água", explica Fernanda.
Frutas e hortaliças são os mais indicados. Pepino, abobrinha, alface, chuchu, tomate, couve-flor, brócolis e cenoura são alimentos que devem ser inseridos na rotina alimentar da estação mais quente do ano. Para os lanchinhos ao longo do dia, frutas são a melhor pedida! Melancia, melão, abacaxi, morango, pêra, maçã, ameixa, tangerina, laranja e carambola são as que têm maior concentração de água.
Uma dica de Luciana para dar uma variada na monotonia do dia a dia é soltar a criatividade e aromatizar água combinando essas frutas com ervas como capim-limão ou hortelã. "Para os mais resistentes à ingestão de água, uma opção é o 'suchá', uma mistura de chá natural com um suco de fruta ralo", indica ela.