Yoga:sexo tem benefícios com prática
Por GNT
08/02/2014 - 11:11
Os benefícios da yoga são muitos. Mas será que a prática pode ajudar a vida sexual de alguém, como garantem muitos? Para o professor Mário Américo, professor de yoga e co-autor de "Ioga além da prática" (Integrare), sim. “Se os dois parceiros praticarem yoga, melhor ainda”, garante. “Entre os tantos benefícios da prática que podem contribuir para a melhoria no campo do sexo, estão a melhoria da flexibilidade, o aumento da força sem que a musculatura fique tensa, mais energia e menos ansiedade”, explica ele, que escreveu o livro em parceria com Ruth Barros.
No caso da flexibilidade, aliás, as mulheres são as maiores beneficiadas. “Elas tendem a gostar mais de preliminares que os homens, mas se a relação for com um homem menos ansioso, os dois terão mais possibilidades de prolongar essa relação que também pode ser favorecida com novas posições que corpos mais elásticos podem permitir”, argumenta.
A atriz Angela Dip, praticante, concorda. “Com a yoga já dá para passar da página 15 do Kama Sutra. A pessoa tem mais elasticidade, mais saúde, mais preparo”, conta ela em depoimento no livro.“Não me imagino transando com uma pessoa travada, ‘ai minha coluna, ai minhas costas’, ai não sei o quê. Não que eu fique fazendo coisas mirabolantes, mesmo porque depois de certa época de namoro, passadas as primeiras coreografias, a gente acaba caindo no papai-mamãe".
Conheça alguns exercícios que podem colaborar na sua cama.
Existem exercícios, no dia a dia, que podem exercitar a sexualidade?
As posturas que melhoram a mobilidade da coluna (condutor de energia), como a postura da cobra Bhujangasana, do camelo Ustrasana, Postura da torção Marichyasana e, para compensar, a postura da criança Balasana, podem ajudar muito. Além destas, o praticante pode se beneficiar com posturas que atuam na região dos quadris e assoalho pélvico, como o fecho da raiz Mula Bandha, a postura em ângulo entrelaçado Baddha Konasana, postura em ângulo aberto Upavistha Konasana, da ponte Setu Bandha Sarvangasana, invertida sobre os ombros Sarvangasana e a postura do peixe Matsyasana, para compensar a postura anterior. Para finalizar um bom relaxamento em Savasana, postura do cadáver.
Qual é a diferença, no caso de homens e mulheres?
Em relação à prática, existem algumas diferenças no sentido de que mulheres têm mais facilidades em algumas posturas por serem normalmente mais flexíveis e os homens em outras por serem mais fortes. Claro que, com a dedicação, as diferenças diminuem. Uma pessoa mais forte, flexível, com uma melhor circulação e uma mente mais tranquila, normalmente se torna mais feliz e tem tudo para melhorar sua relação.
E o desejo, aumenta?
Quando a energia é recarregada e os sintomas do estresse diminuem, acho que não restam muitos motivos pra isso não acontecer.
E no caso da elasticidade , isso também conta?
Nada contra papai e mamãe, mas se houver interesse em se aventurar em novas posições e lugares menos comuns, será de grande valia.