Novo Controlador da Câmara reúne-se com Observatório Social de Cáceres
Por Zakinews/Wilson Kishi
19/02/2014 - 09:18
Foto: Roger Pereira / Facebook
Desde que foi criada e funcionando ativamente, o Observatório Social de Cáceres tem sido um verdadeiro fiscal em defesa dos munícipes, seja no acompanhamento da aplicação dos recursos do Executivo, como também do Legislativo. A OSC vem acompanhando sistematicamente todos os processos licitatórios realizados pelo poder público. Somente na Câmara de Cáceres já acumula várias ações em conjunto com o Ministério Público, entre elas, resultou no cancelamento da reforma do prédio como pretendia a gestão anterior.
A última ação proposta pelo Observatório fez com que a Câmara suspendesse o pagamento de compra de três aparelhos de ar condicionado de 60 mil Btus e 12 cadeiras giratórias. Essa decisão fez com que as últimas sessões legislativas fossem realizadas com o aparelho desligado, ocasionando situações inusitadas para os vereadores e as pessoas que participaram das reuniões, sofrendo com o calor, inclusive na sessão solene em homenagem aos 80 anos de fundação da OAB-MT.
Buscando reverter a suposta imagem negativa que a Câmara tem perante os membros do OSC, Enézio Mariano, o novo Controlador nomeado no início do ano, já provocou uma reunião com os integrantes da entidade para alinhar as ações de transparências que pretende implementar daqui pra frente. “Como existe algumas pendências nas solicitações, convidamos a OSC para mostrar que estamos a disposição para tirar toda a dúvida que for questionada pela entidade”, disse o controlador.
Enézio reconheceu que existiam requerimentos sem respostas e isso causava a impressão que a Mesa Diretora não estava se importando com as solicitações do Observatório. “Pelo contrário, o que queremos é contribuir da melhor forma com a transparência da Câmara”, concordou. Na reunião que aconteceu no último dia 12, esteve presente ainda, representando a Casa de Leis, o novo secretário geral, Ronaldo Lima.
Na presença dos novos integrantes de cargos estratégicos da Câmara Municipal, o Observatório, por sua vez, aproveitou para mostrar o verdadeiro papel e função da OSC. “Mostramos para o Enézio e Ronaldo que a OSC não tem objetivo de pegar no pé de ninguém, o que queremos é saber se o dinheiro público está sendo bem aplicado; que seus integrantes são voluntários; e cobramos as informações que até o presente momento não foram atendidas”, disse Amarildo Peres, um dos membros da diretoria da OSC.
Dentre as solicitações pendentes, Peres relacionou o processo de compra dos notebooks sem nenhuma divulgação do processo e pediu para ampliar as informações de transparência no Portal da Câmara Municipal. “A transparência hoje divulgada o site do Legislativo está muito aquém do que é possível. Falta muitas informações a ser levada ao conhecimento público”, disse.
O presidente Expedito Pereira, acredita que a reunião foi produtiva e a Câmara dá sinais de abertura, de diálogo. “Já é um avanço, esperamos que essas novas pessoas compreendam a nossa intenção e atendam os nossos pedidos dentro do prazo”, reconheceu. Ele cobrou, inclusive, a relação da produção legislativa de cada parlamentar. “A ideia é fazer divulgação do trabalho de cada vereador, mas nem isso eles encaminham para o Observatório”, cobrou Expedito.
Na reunião, que contou com ainda com a presença do secretário Roger Pereira e João Batista de Souza, o presidente Expedito disse que a entidade também quer divulgar as coisas boas que acontecem no Legislativo. Justificou que os eleitores deram um cheque em branco para todos eles representarem a população na Câmara Municipal e a OSC quer saber quantos projetos de leis foram apresentados e quantos foram aprovados e assim por diante.
Para a reportagem do Zakinews, Enézio disse que vai tratar com a maior naturalidade e transparência enquanto estiver à frente da Controladoria. Ele entende que a política mudou muito nos últimos anos e o povo tem cobrado duramente, inclusive nas ruas através dos movimentos.