Empreendedorismo: alunos do IFMT concluem curso realizado em parceria Senar/Sindicato Rural
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
21/02/2014 - 18:50
Desenvolvido em 136 horas, o Programa Empreendedor Rural estimula o empreendedorismo em homens e mulheres do campo. O programa estimula o debate e a formação de lideranças. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas. È desenvolvido através de parcerias entre sindicatos rurais, Senar e instituições educacionais.
Na quinta-feira, 20, o programa foi encerrado no IFMT de Cáceres, que foi parceiro do Sindicato Rural e Senar. O facilitador do Senar, zootecnista Breno Augusto de Oliveira, informou que as 136 horas do curso foram distribuídas em 17 módulos de 8 horas. Participaram os alunos do Curso Técnico em Agropecuária. “É gratificante acompanhar a mudança na linha de pensamento dos participantes, no decorrer do curso”-disse Breno. “Quando começam, eles informam que almejam um emprego. Quando terminam, querem ser empreendedores”.
O facilitador afirma que o empreendedorismo é a capacidade das pessoas em realizar seus sonhos, “e o projeto desperta nos participantes a busca da capacidade de sonhar e realizar. No decorrer do curso nasce e cresce neles essa expectativa”.
O programa, apesar de ser dirigido ao produtor rural, abrange todos os segmentos sociais, uma vez que mostra à sociedade a importância do produtor rural.
Para o vice-presidente do Sindicato Rural, Jeremias Pereira Leite, a importância do curso pode ser sintetizada no despertar no jovem o seu lado empreendedor, que o leva a querer ir mais longe.
O PER foi encerrado no IFMT, mas uma segunda turma está fazendo o curso na Unemat. Os alunos do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres, concluem o Programa Empreendedor Rural em maio próximo.