Vencedores do concurso de desenho serão premiados nesta sexta-feira em Cáceres
Por assessoria
15/06/2012 - 04:44
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Ação Social, realizou um concurso de desenho e frases, com uma das atividades desenvolvidas no Projeto de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O concurso envolve crianças e adolescentes das escolas públicas, de 07 a 15 anos. A Comissão Organizadora já julgou e classificou os trabalhos, que serão premiados nesta sexta-feira, 15, às 9 horas, no Centro Cultural de Cáceres.
O objetivo do projeto é sensibilizar as crianças e adolescentes e despertar neles, mecanismos de autodefesa, através de pesquisas em sites, livros, revistas, além da orientação pedagógica dos professores.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Cláudia Queiroz, foram selecionadas quatro escolas para participar do Projeto, tendo em vista os bairros com maior índice de vulnerabilidade. “Na escola, a seleção dos participantes foi feita pela direção, com a ajuda dos professores” explicou ela.
O concurso foi realizado no dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – e as escolas participantes foram: Professor Eduardo Benevides Lindote, Tancredo Neves, Jardim Guanabara e Vitória Régia.
Para melhor classificação dos trabalhos e uma avaliação justa, os participantes foram divididos em duas categorias: 07 a 11 anos e 12 a 15 anos.
No concurso de frases os ganhadores foram:
1º - lugar: Luciano Douglas Chaves da Silva – 13 anos – EMPA – 7º Ano;
2º - lugar: Matheus Miranda Spinola da Silva – 13 anos – Vitoria Regia – 8º Ano;
3º - lugar: Rafael do Couto – 12 anos – EMPA – 7º Ano;
4º - lugar: Gislene Paiva da Silva – 13 anos – EMPA – 7º Ano;
5º - lugar: Rosangela da Silva Nunes – 12 anos – EMPA – 7º Ano;
6º - lugar: Isabela Sevane Ramos – 13 anos – Vitória Régia – 8º Ano
Já no concurso de desenho, os vencedores foram:
1º - lugar: Andrey Pereira Pires – 10 anos – Vitória Régia – 5º Ano;
2º - lugar: Eloisa F. Ortega – 11 anos – Tancredo Neves – 5º Ano;
3º - lugar: Beatriz Tomazelli – 10 anos – Tancredo Neves – 5º Ano;
4º - lugar: Marcos Gabriel Borges Rondon – 8 anos – Vitória Régia – 3º Ano;
5º - lugar – Renatiely de Jesus Correa - 10 anos – EMPA – 4º Ano;
6º - lugar – Amanda Santos Silva – 10 anos – Tancredo Neves – 5º Ano.
Da Comissão Organizadora, participaram: Cláudia Queiroz (Creas), Camila Rangel Ortiz Santos (Secretaria de Ação Social), Fernando Miguel Artiaga da Silva (Conselho Tutelar), Paulo Eduardo Santana (CRAS I) e Maria Ângela Cardozo de Oliveira (Secretaria Municipal de Educação).
O projeto teve a parceria de empresários locais que se dispuseram a colaborar doando os prêmios e que, de alguma maneira, contribuíram para a sensibilização da sociedade, pois este também é um dos objetivos do projeto, segundo Cláudia. “Queremos o envolvimento da sociedade em prol desta causa, por isso a participação de empresários e lojistas representa tanto para o Projeto”.
A premiação para a categoria 07 a 11 anos é: 1º Lugar: 1 (uma) bicicleta; 2º Lugar: 1 (uma) caixa de música; 3º Lugar: 1 (um) relógio; 4º Lugar: 1 (um) Kit escolar; 5º Lugar: 1 (um) Kit escolar e 1 (um) Pendrive; 6º Lugar: 1 (um) Kit escolar.
A categoria 12 a 15 será premiada com: 1º Lugar: 1 (uma) bicicleta; 2º Lugar: 1 (uma) caixa de música; 3º Lugar: 1 (um) celular; 4º Lugar: 1 (um) Kit escolar; 5º Lugar: 1 (um) Ventilador; 6º Lugar: 1 (um) Kit escolar.
O prefeito Túlio Fontes ressalta que, a Prefeitura Municipal, através dos inúmeros projetos da Secretaria de Ação Social, não tem medido esforços para Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e sensibilizar a sociedade.
“A nossa luta é para formação de cidadãos conscientes e, todos estes projetos fazem parte de um trabalho longo em prol do bem-estar da população cacerense”, reforçou ele.