Marcinho: Foram anos de mudanças e realizações. Nossa equipe entendeu a necessidade de um sindicato mais aberto e participativo, e buscou realizar ações conjuntas com diversos segmentos da comunidade. Assim, trabalhamos junto a instituições de ensino, associações de moradores, entidades como APAE, Cruz Vermelha, clubes de serviços. Não fizemos exceções -todos que nos procuraram foram atendidos dentro da legalidade e de acordo com nossas possibilidades.
Há ainda que ressaltar que foram três anos de muitas ações concretizadas.
JE- Cite as principais realizações?
Marcinho: A realização de três feiras agropecuárias (Expocáceres), com a implantação do Torneio Leiteiro e, nesta última, a retomada da realizações dos leilões presenciais, com a conclusão da obra do curral.
-Mobilização dos Produtores Rurais para a Caravana Nacional em prol da votação do Código Ambiental em Brasília, em abril de 2011.
-A apresentação da Esquadrilha da Fumaça(FAB), em agosto de 2011.
-Homenagem aos Pioneiros, com o SR concedendo Comenda de Honra e Mérito a Prefeitos e Câmaras de Vereadores de 22 municípios que emanciparam de Cáceres.
-Recapeamento de toda a malha viária do Parque.
-Término do Curral
-Arborização da área externa do Parque,bem comoda interna.
-Reforma da Pista de Julgamento.
-Implantação da pista de Laço Comprido.
-Implantação de 500 metros de rede de água mestre.
-Instalação de rede de energia e água para atender o Curral
-Realização de quatro leilões presenciais
-Melhoria da entrada de serviços, recuperação e manutenção das instalações do parque.
- Implantação do Fórum Regional da Região Sudoeste.
-Realização de diversos seminários voltados a produtores e a estudantes de cursos afins.
-Parceria com a Acrimat no evento anual"Acrimat em Ação".
-Com o Instituto Ação Verde, a obtenção do Selo Verde durante as feiras,pela emissão zero de carbono.
-Parceria com a Intermat para a viabilização da regularização fundiária do município.
-Homenagem a ex-presidentes
-Implantação do site do Sindicato Rural (www.sindicatoruraldecaceres.com.br)
-Em processo licitatório, encontra-se a obra para a construção de um Centro de Treinamento do Senar, dentro do Parque de Exposições.
-Cessão de espaço para a Cruz Vermelha ter sua sede.
-Formação profissional rural, promoção social e programas especiais - o que engloba a realização de cursos na área rural e urbana, através de parceria com o SENAR , atendendo não só o produtor rural, mas segmentos sociais como associações de moradores, igrejas, e também o sistema prisional, capacitando reeducandos para a volta ao convívio social (cursos de jardinagem para homens e de pintura e costura para mulheres).
JE: O que mudou com a nova forma de administrar, com mais parcerias e participação da comunidade?
Marcinho: Como entidade representativa de uma classe econômica relevante para o Brasil, vamos absorvendo as transformações naturais para a realidade de cada período de tempo. Hoje muita coisa mudou. Já a gestão de meu antecessor, Neto Gouveia, estabeleceu um novo momento para o Sindicato, que hoje tem o total apoio do Sistema Famato, onde atuam representantes regionais como Neto Gouveia, Alessandro Casado e Amarildo Merotti. A abertura do Sindicato a iniciativas da comunidade também tem dado resultados altamente positivos. Hoje o Sindicato Rural de Cáceres, sem deixar de atender e defender o interesse dos associados, é também uma entidade social pulsante e participativa na comunidade cacerense.
JE: Quais são as metas para o próximo triênio?
Marcinho:Continuar participando ativamente no processo de consolidação do asfaltamento da rodovia MT 343-Cáceres,Porto Estrela,Barra do Bugres. Participar atentamente do projeto de implantação do trecho rodoviário Cáceres-Santo Antonio das Lendas, e do modal hidroviário -implantação do Porto Morrinhos e ampliação do Porto de Cáceres. Fomentar as ações do Fórum Sindical da Região Sudoeste. Dar prosseguimento ao projeto da construção do Tatersal, que na primeira etapa teve a construção do curral. Dar continuidade a realização dos leilões, realizar as feiras anuais, buscando sempre trazer o acesso a novas tecnologias aos produtores rurais; fortalecer sempre a parceria com o SENAR, na realização de cursos; estar atento e buscar soluções para os problemas transfronteiriços, no que tange a segurança e sanidade animal. Esses são projetos definidos, mas estamos de prontidão para atender a novas demandas,tendo sempre a certeza de que ninguém faz nada sozinho, por isso, priorizando ações de parcerias. Somos uma equipe,e nos unimos não apenas para o pleito, e sim para trabalhar unida nos próximos três anos.