Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
CISOMT promove trabalho de excelência aos municípios integrados
Por Ferreira Jr
09/04/2014 - 09:58

Foto: Ferreira Jr
O Consorcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT) é uma das instituições sólidas da Saúde Pública que restou aos municípios, na visão do secretário executivo Marco Aurélio Barros, que destacou o  trabalho de excelência promovido pela atual gestão presidida pelo prefeito de São José dos Quatro Marcos, Carlos Roberto Bianchi.

O sistema se consiste na união de todos os gestores municipais, que pagam um valor per capta, cujos recursos são administrados pelo Consórcio e investidos na aquisição de serviços médicos, as especialidades, que os municípios têm dificuldades de  mantê-los, dentre os quais cardiologia, ortopedia, neurologia, Endocrinologista , Alergista, Otorrino e outros. “Temos dezoito especialidades de consultas”, informou que vários exames especializados também são contratados à preços acessíveis e disponibilizados aos municípios.

Integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Dentre os serviços oferecidos destaca-se ainda, a regulação do paciente e o transporte de pacientes dos municípios para atendimento em Cáceres, Cuiabá e outras localidades. “Temos quatro veículos com capacidade de 46 passageiros e transportando no mínimo 184 pacientes por dia”, afirmou o secretário executivo, acrescentando que cerca de 3.500 consultas são atendidas por mês.

O Consórcio administra um montante de R$ 203 mil/mensal em receita fixa arrecadada junto aos municípios integrados, que repassam o valor de um real por habitante e, conta ainda com recursos do Programa de Apoio aos Consórcios. “Não contamos muito com esses recursos porque o Estado sempre atrasa o repasse”, informou o secretário que em 2012 ficou o ano inteiro sem receber os recursos, que se fossem destinados regularmente, a receita mensal do Consórcio somaria R$ 295 mil.

O secretário executivo ressaltou sobre a transparência com que o Consórcio é administração pelo presidente Carlos Bianchi, que se empenha em proporcionar melhorias dos serviços oferecidos ao destacar que os recursos repassados pelo Estado referentes ao Programa de Apoio aos Consórcios serão voltados  aos municípios através de compra de serviços médicos ainda não inseridos no Plano de Atendimento do Consórcio. “É um valor de meio milhão de reais que serão investidos”, afirmou.

O presidente do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso Carlos Bianchi destacou a importância de se priorizar os municípios.
Carregando comentarios...

Política

Rubens Macedo retorna à Câmara

08/04/2014 - 08:38
Educação

Novo PCCS é publicado no DOE nesta segunda

08/04/2014 - 07:53
Artigos

Parabéns, Cuiabá!

07/04/2014 - 12:59