Oito restaurantes agradam cacerenses e turistas com pratos diferenciados; oficinas e show de comediantes atraem público adulto e infantil
A gastronomia agitou Cáceres, nos últimos dias (de 3 a 6 de abril). Oito restaurantes, oficinas de harmonização de cerveja, de alimentação saudável para crianças e portadores de doenças crônicas e o show Comida dos Astros foram atrações do 3º Festival Gastronômico de Cáceres, que movimentaram a cidade, também conhecida como Princesinha do Paraguai.
Cacerenses e turistas prestigiaram o evento e degustaram os pratos elaborados pelos restaurantes, com o apoio do Sebrae : Água na Boca; Aki; Alligator; Dito Bendito; Fogão a Lenha; O Novo Casarão; Sabor e Arte; e Tutu Pizzaria. Pescados da região, banana-da-terra, mandioca, carne seca, abóbora, castanha de baru e paçoca foram alguns dos ingredientes usados nos novos pratos, que foram incorporados aos cardápios fixos dos restaurantes e poderão ser apreciados pela clientela, durante todo o ano.
O 3º Festival Gatronômico de Cáceres foi realizado pelo Grupo de Empresários da Gastronomia de Cáceres com o apoio do Sebrae e em parceria com o Sesi e Senai. O evento é uma ação do Projeto de Fortalecimento da Gastronomia de Cáceres, desenvolvido pelo Sebrae, há oito meses e que prossegue até 2016, por meio de consultorias, palestras, oficinas, capacitações e missões técnicas.
O Fogão a Lenha, localizado no Distrito Caramujo a 30 km de Cáceres e à beira da BR 174, era um dos diferenciais do festival. O único com serviço de bufê apresentou dadinho de mandioca como entrada; porco no tacho com redução de abacaxi; e doce de mamão com gengibre na sobremesa. O movimento era intenso no horário do almoço no sábado (5). Havia desde viajantes, cacerenses até cuiabanos, que lá foram para degustar a proposta gastronômica.
“Aprendi muito no projeto do Sebrae, que temos de ser diferenciados e divulgar os pratos. Oferecer novidade chama a atenção. Vou inventar outros, depois do festival”, afirmou Vilma Borges, proprietária do Fogão a Lenha e satisfeita com o movimento.
No Dito Bendito o prato era composto de: bruschetta pantaneira ( carne de sol, banana-da-terra e muçarela); pintado com rúcula e creme de tomate seco com arroz maravilha (com abobrinha e cenoura); banana tchapa e cruz (banana caramelada com sorvete e flocos de coco). O chef Tolentino Neto, um dos consultores do Sebrae, foi responsável pela proposta.
“O prato do festival está sendo o campeão de vendas”, informou o chef, que também é responsável técnico pelo Dito Bendito. O evento foi bem divulgado, elogiou, e turistas foram apreciar a novidade. “Está atraindo novos clientes de Cáceres, inclusive”, acrescentou. Na sexta-feira (4), Tolentino ministrou oficina de harmonização de cervejas com o somelier Élvio Rezende na unidade do Sesi Cáceres. A atividade atraiu mais de 40 pessoas, segundo o chef.
Já no Alligator, uma ampla casa que reúne lanchonete, restaurante, boliche e cinema, o prato do festival era: bolinho de pintado com molho tártaro (entrada); pintado ao molho de erva cidreira com risoto de banana-da-terra; e doce de abóbora com rapadura e sorte de maçã verde (sobremesa).
Muitos clientes foram ao Alligator pela primeira vez, por causa do festival, informou Maria Angélica Carneiro, proprietária do estabelecimento. “ O prato e o festival estão agradando pessoas de todas as idades. Inovar vale a pena, porque elas procuram novidade. Este prato vai ficar definitivamente no cardápio. Tem gente que veio ontem, gostou tanto, que voltou hoje e repetiu”, revelou satisfeita .
Comédia
Na noite de sábado (5), os comediantes Rony Cácio e Cleber Tolini divertiram uma plateia com mais de 130 pessoas no Cine Xin em Cáceres. O espetáculo Comida dos Astros foi um sucesso e todos riram a valer das paródias de músicas famosas do repertório nacional e internacional, que eles recriam usando expressões e vocabulário gastronômico. “Filesofia”, “Frango Sinatra”, “Janes Dropis”, Picles Floyd”, “John Lemon” e “Miojo Ono” são algumas delas.
Crianças e adultos deliraram com os trejeitos dos dois “clowns”, que cantaram quase todo o tempo músicas conhecidas de todos com letras totalmente ‘convertidas’ à gastronomia. Rony e Cleber vão desde o jazz clássico, passam pelo rock, pop, MPB, sertanejo, axé até o funk.
O espetáculo Comida dos Astros é apresentado pelo país, desde 1998, e já ganhou prêmios e reconhecimento midiático. Para o público infantil, foi criado em 2009 o show Merenda dos Astros, também sucesso de público e crítica. Rony Cácio é o diretor e empreendedor do Grupo da Paródia Gastronômica, que se apresenta nos principais festivais de comédia do país e faz apresentações institucionais. Os espetáculos são leves e apropriados para públicos diversos, define o diretor (www.comidadosastros.com.br )
Oficina infantil
Na manhã de sábado (4), um grupo de 23 alunos da 7ª e 8ª séries do Colégio Instituto Educacional de Cáceres assistiu palestra e aula prática da Oficina Turminha Brasil do programa Cozinha Brasil do Sesi. Eles assistiram a palestra da nutricionista Thaisa Oleas Lucatelli. Ela mostrou em pequenos tubos de ensaio, por exemplo, quanto há de açúcar em um copo de refrigerante. Ou em quanto de açúcar se transforma um prato de macarrão. A nutricionista do Sesi também apresentou a quantidade de sal que cada pessoa pode ingerir por dia (5 g) e a quantidade que o brasileiro costuma ingerir (12 g). Explicou, ainda, sobre o perigo do consumo em excesso de colesterol ruim e gordura trans presentes em biscoitos, alimentos industrializados, etc
“Não sabia da composição de gordura, sal e açúcar. Vou pensar mais na hora de comer. Tem que pensar na hora de comer”, disse Thalia Alquaz, uma das alunas após a palestra. “ A gente aprendeu a comer coisas saudáveis. Ajudo minha avó a cozinhar arroz e feijão. Não troco por hambúrguer”, garantiu Lucas Henrique Carvalho. Os alunos também tiveram aula prática e aprenderam a fazer biscoito de aveia e shake de banana.
Thaisa disse que o Cozinha Brasil ministrou curso de alimentação saudável para 88 portadores de diabetes, obesos e hipertensos de Cáceres na quinta-feira (3). Foi uma ação do programa gratuito de responsabilidade social do Sesi, apoiado pelo Sebrae, na cidade. O curso foi realizado na unidade do Sesi em Cáceres. “As pessoas descobrem coisas que não sabem. Ensinamos alimentação saudável e também sobre conservação de alimentos. São dicas muito práticas”, acrescenta Thaisa.
Projeto e festival
“O Festival Gastronômico é o ápice do Projeto de Fortalecimento da Gastronomia de Cáceres, que visa melhoria da gestão dos empreendimentos, do atendimento, a incorporação da inovação e sustentabilidade nos restaurantes. O evento é o momento de demonstrar para a sociedade os resultados obtidos, até o momento”, explica Marisbeth gestora, gestora do projeto do Sebrae.
Eduardo Faraco, consultor de turismo e de vários festivais gastronômicos do país, foi contratado pelo Sebrae para coordenar as consultorias e trabalhou durante meses com os empresários da cidade. Ele ressalta que a região é rica em insumos para boas receitas gastronômicas.
“Tivemos tempo para desenvolver os restaurantes. Ocorreram inovações, que vão além da cozinha, como melhorias no ambiente, equipamentos, uniformes, cardápios”, destacou Faraco. Gastronomia evolui com o tempo e os pratos serão cada vez melhores, complementou.