A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) assinou mais dois acordos de cooperação internacional. Um com a Universidade da Costa Rica, no programa de Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, supervisionado pela professora Celice Silva e o outro com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, no programa de Mestrado em Ecologia e Conservação, supervisionado pelo professor Bem Hur Marimon. A Pesquisa e a Pós-graduação na Unemat obterão ganhos a curto e médio prazo através destes acordos que possibilitam o intercâmbio de pesquisadores entre as universidades envolvidas, o fomento da produção científica e a criação de novos grupos.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Áurea Regina, faz suas considerações sobre os novos acordos. “A importância da cooperação internacional é um dos requisitos para a consolidação dos programas no nível de mestrado. Estes acordos fortalecem as propostas de cursos novos, tendo em vista que a Unemat pretende encaminhar propostas de doutorado em 2014, já para início em 2015”.
O acordo com a Universidade de Oxford prevê entre várias atividades a cooperação mútua no apoio à criação do Instituto de Pesquisa em Mudanças Ambientais (Ipema) com a finalidade de desenvolver pesquisa científica em Ecologia, Biodiversidade e Mudanças Ambientais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal e a cooperação mútua para apoiar a Rede Global de Monitoramento de Ecossistemas (GEM), Environmental Change Institute, Universidade de Oxford.