O Projeto Pensar MT está ouvindo as demandas dos produtores rurais para o próximo mandato para Governador e Bancadas federal e estadual,e entra esta semana em sua terceira rodada, passando por Pontes e Lacerda, Cáceres e Cuiabá. Uma iniciativa da Famato e parcerias, o projeto foi dividido em 4 etapas:
- Realização de uma pesquisa qualitativa com produtores rurais e formadores de opinião a respeito dos desafios e oportunidade para o Estado;
- Realização de pesquisa quantitativa por meio de seis rodadas em 20 municípios;
- Análise e elaboração das propostas técnicas;
- Elaboração de uma agenda positiva impressa com o resultado deste trabalho a ser entregue aos candidatos.
O projeto está sendo realizado pelas principais entidades do setor: Famato, Sindicatos Rurais, Acrimat, Ampa e Aprosoja.
Nesta semana, entre 22 e 24 de abril, o Pensar MT entra em sua terceira rodada passando pelos municípios de Pontes e Lacerda (22), Cáceres (23) e Cuiabá (24). O projeto – uma iniciativa do Fórum Agro MT – tem o objetivo de levantar as demandas do setor e contribuir na criação de uma agenda positiva do agronegócio para os candidatos ao governo do Estado e bancadas federal e estadual. O evento é gratuito e aberto aos produtores rurais e para a sociedade dos municípios.
Esta rodada conta com a participação do especialista em política e palestrante Alfredo da Mota Menezes. Ele vai explanar a história, evolução, conquista agrícola e pecuária em Mato Grosso e os resultados atuais. O evento começa em Pontes e Lacerda, dia 22 de abril (terça-feira), às 19h, no tatersal do parque de exposições. Em Cáceres, o evento será dia 23 de abril (quarta-feira), às 19h, no parque de exposições. Por fim, será a vez de Cuiabá, dia 24 de abril (quinta-feira), às 19h, no pavilhão de eventos da Acrimat, no parque de exposições.
Durante os encontros, dez temas principais serão colocados em pauta: modelo de gestão de Mato Grosso; fundiário; logística; trabalhista; capacitação; pesquisa, tecnologia e inovação; política de atração de investimento; sanidade animal e vegetal; ambiental e crédito, comercialização e financiamento.
Até agora, o projeto já passou por Alta Floresta, Colíder, Marcelândia e Juína e contou com a participação e palestra do professor, jornalista e consultor Onofre Ribeiro. Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, o resultado das primeiras rodadas foi bastante positivo. “O que vimos nos municípios em que estivemos até agora foi que a principal demanda é a logística, mas outros temas como questão fundiária e ambiental também foram colocados em pauta. A participação tem sido muito positiva e as discussões enriquecedoras”, destaca Prado.
Pensar MT – O projeto Pensar MT é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. De abril até maio, diversos municípios serão visitados pelo fórum que fará um levantamento das principais demandas do setor produtivo e da sociedade. Parte da pesquisa é conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC). No final do trabalho será elaborada uma agenda positiva para ser entregue aos futuros candidatos ao pleito eleitoral de 2014.
Palestrante – Alfredo da Mota Menezes, nascido em Poxoréo, tem PhD em História da América Latina pela Tulane University, EUA (1984). Lugar onde também fez pós-doutorado (1988-1989) e lecionou como professor visitante (1994-1995). Pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Occidental: Estudios Latinoamericanos. Foi professor Titular na UFMT e teve vivência política e partidária. É autor de nove livros que abordam diversos temas como política, América Latina, integração econômica e regional.
Mais informações pelo telefone (65) 3928-4555 ou pelo e-mail pensarmt@sistemafamato.org.br. Para saber mais sobre o projeto acesse o site: www.pensarmt.com.br.