Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Universidade do Kansas vai estudar viabilidades de crescimento do turismo em Cáceres
Por Thiago Almeida/Ascom
26/05/2014 - 17:05

Foto: Ronivon Barros

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (26.05) o pesquisador-chefe do projeto Bichos do Pantanal, Douglas Trent, acompanhado de duas representantes do programa de MBA da School of Business da Universidade do Kansas, Melissa Brich e Christy Imel. Durante o encontro, foi apresentado ao prefeito uma das ações do Projeto Bichos do Pantanal, em parceria com a Universidade, para o crescimento do turismo rentável e sustentável na cidade.

De acordo com Douglas Trent, a proposta é, por meio da instituição, levantar um diagnóstico das atividades realizadas na cidade envolvendo turismo e preservação ambiental com o objetivo de elaborar estratégias de desenvolvimento para que o setor explore o pantanal mato-grossense de maneira mais sustentável. “Queremos dar todo apoio necessário para que todos os moradores tenham sua renda extraída das belezas do pantanal, sempre se preocupando com a preservação”, afirmou.

De acordo com a professora da Universidade do Cansas, Melissa Birch, o primeiro passo é fazer um estudo aprofundado da realidade do pantanal e estabelecer metas e estratégicas que colaborem com o desenvolvimento sustentável da região. “Esperamos que, ainda no próximo ano, possamos trazer mais alunos e professores para darmos continuidade ao nosso trabalho”, afirmou.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, elogiou a iniciativa e falou um pouco sobre a realidade do município. “Precisamos elaborar políticas para a melhora utilização dos nossos recursos naturais. Temos que mudar nossas atitudes e nossa postura. Possuímos uma beleza exuberante que precisa ser preservada”, concluiu.

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. A iniciativa atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira como ariranhas, lontras, aves, peixes e onças-pintadas. Proteger as chamadas espécies guarda-chuva implica na conservação das outras espécies componentes do ecossistema em que ocorre.

Visitar, mapear e analisar toda a região contemplada no Projeto é um dos objetivos. Será produzido um inventário com documentação das populações e territórios dos animais estudados, registrando habitat, comportamento, dieta, sazonalidade e outras informações. Todo o conteúdo gerado pela pesquisa de campo do Projeto será disponibilizado no site http://www.bichosdopantanal.org/.

 

 

Carregando comentarios...

Educação

Pagamento do Enem é até quarta-feira

26/05/2014 - 11:30
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,26

26/05/2014 - 10:30
Artigos

A Cena sem Sena

26/05/2014 - 09:40
Artigos

Interdisciplinaridade Responsável

26/05/2014 - 09:37