Com o pleno desenvolvimento do agronegócio em nosso estado e o crescimento das áreas produtivas, a necessidade de novos gestores faz-se extremamente necessária, associada à dificuldade em mostrar a importância do trabalho do produtor rural, que assumiu a tarefa de produzir alimentos para toda população mundial que cresce numa progressão geométrica, enquanto as áreas aumentam em progressão aritmética, transforma-se em preocupação.
Pensando nisso o SENAR-AR/MT, desenvolveu o programa Filhos no Campo, que tem o intuito de mostrar para as crianças a realidade no meio, conhecendo todas as etapas do processo produtivo, e ainda dando embasamento para que as crianças despertem o interesse em serem gestores e profissionais do meio rural. Além de levarem para seus lares uma opinião formada sobre a realidade do setor que mais ajuda o nosso estado a se desenvolver.
Objetivos:
Realizar atividades de caráter educativo e recreativo contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das crianças, proporcionando a elas o conhecimento da realidade dos modelos de produção agropecuária do estado, despertando o interesse e vivenciando o dia-dia de uma propriedade rural que produz alimentos.
Público alvo:
Crianças de 7 a 12 anos de idade, regularmente matriculadas na rede pública ou privada de ensino, residentes em áreas urbanas do Estado de Mato Grosso.
Metodologia:
O programa consistirá em uma visita das crianças que moram na zona urbana a uma propriedade rural, aonde acompanharão as atividades desenvolvidas, com duração máxima de 8 horas diárias.
Durante o dia, será realizado visita a cadeia produtiva da pecuária e da agricultura, sendo definida de acordo com as atividades desenvolvidas na propriedade rural disponibilizada.
Vale ressaltar que no dia anterior a visita, o instrutor e os 2 monitores com auxilio do Mobilizador do Sindicato Rural, realizarão visita a fazenda, no sentido de planejar as atividades e o caminho a ser percorrido com segurança.
O trabalho de mobilização dos alunos, a escolha da propriedade a ser visitada e a alimentação das crianças durante o dia, ficará por conta do Sindicato Rural do Município em sintonia com o Senar/MT.
As turmas serão de 40 alunos, acompanhados por 3 profissionais da Escola, sendo orientados pelo instrutor, 2 monitores, e um funcionário da fazenda.
O deslocamento dos alunos da cidade para a zona rural será feita por um veículo adequado com registro na ANTT, que possua 45 lugares, e o custo será de responsabilidade da Escola ou do Município (parceiro).
Turmas:
As turmas serão organizadas pelos Sindicatos Rurais Patronais e devem obedecer aos seguintes critérios:
- ter no máximo 40 participantes;
- as crianças devem ter idade entre 7 e 12 anos e estarem regularmente matriculados no ensino fundamental da rede pública ou privada de ensino.