O Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Nova Xavantina inaugurou na última semana (30) o laboratório de Qualidade de Sementes, que recebeu o nome da professora Vanessa Cristina de Almeida Theodoro, que faleceu no final de 2013 e que coordenava o projeto “Qualidade das sementes florestais provenientes da rede de sementes do Xingu, Mato Grosso, Brasil”.
O projeto é uma parceria entre a Unemat, campus de Nova Xavantina e o Instituto Socioambiental – ISA, que tem por objetivo diagnosticar a cadeia produtiva da rede de sementes do Xingu.Além da abrangência da área do parque, o projeto também vai analisar desde a coleta até a comercialização das sementes florestais brasileiras e realizar análises de vigor e viabilidade das sementes provenientes dos núcleos coletores.
O laboratório recém inaugurado é coordenado atualmente pela professora Mariney de Menezes e recebeu uma série de equipamentos que permitirão testar e analisar as sementes. A rede de sementes conta com mais de 350 coletores oriundos de 21 municípios, 18 assentamentos e 17 aldeias indígenas. A partir das análises que serão feitas, os compradores terão maiores garantias da qualidade e vigor das sementes.