Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto Bichos do Pantanal vai promover a educação ambiental durante o FIPe
Por Assessoria de imprensa do Projeto Bichos do Pantanal
10/06/2014 - 08:33

Foto: assessoria

A equipe do Projeto Bichos do Pantanal vai estar no stand do projeto, na praça Barão de Rio Branco, em Cáceres, onde acontecem oficinas de educação ambiental e exposição de fotos

 

 

            O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, no Mato Grosso, vai ser palco de oficinas sobre educação ambiental e uma exposição de fotos sobre a biodiversidade do Pantanal. As ações marcam a participação da equipe do Projeto Bichos do Pantanal no festival. A ideia é aproveitar o evento para aumentar a sensibilização da população sobre a importância da biodiversidade da região.

            As oficinas de educação ambiental serão focadas nas crianças que participam do evento ao longo de cinco dias. Serão realizados teatrinhos com temática ambiental e a produção de desenhos que possam contribuir para que os jovens conheçam mais sobre a natureza do Pantanal. As inscrições para as oficinas serão realizadas todas as manhãs, no local do stand do Projeto Bichos do Pantanal, na Praça Barão de Rio Branco, em Cáceres, no Mato Grosso.  O Projeto Bichos do Pantanal é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental.

            Além das oficinas, os adultos também poderão participar de atividade de interação com o meio ambiente. Aulas deBirdwatching, observação de aves, vão ocorrer todas as tardes entre os dias 11 e 15 de junho, também no stand do projeto, e serão ministradas pela equipe de instrutores de educação ambiental do programa.

            Quem visitar o local também poderá ver uma exposição de fotos da vida silvestre de Cáceres que revela biodiversidade da cidade. As imagens de acasalamento de onças-pintadas,  a vida da avifauna e de outros animais, como macacos, antas e capivaras, foram retratadas ao longo de seis anos de pesquisa de Douglas Trent, ecólogo e pesquisador-chefe do Bichos do Pantanal,  em uma área de 200 quilômetros entre a cidade de Cáceres e os limites da Estação Ecológica de Taiamã, no Mato Grosso.

            Os interessados em colaborarem com o Projeto Bichos do Pantanal também poderão adquirir produtos do programa. Toda a renda arrecadada durante o Fipe será revertida para patrocinar a continuidade das pesquisas e o projeto de educação ambiental que atua com 11 mil crianças das escolas públicas de Cáceres.

            O Projeto Bichos do Pantanal atua desde o 2º semestre de 2013 no Mato Grosso com foco em três pilares de ação: a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e a geração de emprego e renda para a comunidade local.

            O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres ocorre há 33 anos e é considerado como o maior evento da categoria do mundo. A previsão é que 2.400 competidores participem do festival que também contará com shows e atrações como um concurso de fotografia da natureza. O Projeto Bichos do Pantanal também vai apoiar a realização de Fipe cedendo barcos para a fiscalização ambiental e jornalistas convidados ao longo dos cinco dias das competições que  ocorrerão no rio Paraguai.

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Exército Brasileiro

09/06/2014 - 00:22
Artigos

Seres especiais

08/06/2014 - 20:11