Unemat:Alto Araguaia se mobiliza contra transferência de campus para Rondonópolis
Por Assessoria
03/07/2012 - 10:54
Nesta terça-feira, 03 de julho, cidadão e estudantes da Universidade de Mato Grosso (Unemat) do campus de Alto Araguaia fecharão a BR-364 em protesto à mudança do campus para a cidade de Rondonópolis. Os manifestantes ainda farão um cordão humano e simbolicamente abraçarão o campus.
Segundo o advogado Alcir Oliveira, historicamente não existem casos semelhantes a este no Brasil. “Essa será a primeira vez na história do Brasil que um campus da Universidade é fechado em uma cidade para abrir em outra. Isso é um absurdo, é privar os cidadãos do acesso à educação que é um direito constitucional”, protesta.
A luta dos alto-araguaienses é pela não retirada do campus da universidade de Alto Araguaia. Para o advogado que “vestiu a camisa” em protesto ao sistema educacional, falta a devida divulgação dos cursos, falta investimento e falta comprometimento com a sociedade.
A Unemat em Alto Araguaia possui três cursos: Ciências da computação, Letras e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Os manifestantes interditarão a rodovia no período das 12h às 18 horas, horário de Brasília, e às 18h30 “abraçarão” a Unemat. Os comerciantes também foram convidados a participar do protesto fechando as portas do comércio.