O Ministério da Saúde liberou hoje (16) a vacina de H1N1 (gripe suína) para toda a população, após ter encerrado a campanha ontem(15), para faixas específicas((crianças de 06 meses a 4 anos e 11 meses; idosos a partir de 60 anos;gestantes; puérperas-mulheres que deram à luz há um mês; e trabalhadores na área de saúde).
Em Cáceres, 60% da meta foi cumprida, com a aplicação de 10 mil das 18 mil doses para a campanha.
Hoje mesmo a Secretaria de Saúde do município começou a vacinar a população e chegou a ocorrer tumulto no Ambulatório da Criança, onde mais de 300 pessoas procuraram a vacina.
Segundo o secretário de Saúde Wilson Kishi, das 8 mil doses restantes, 3 mil estão reservadas para as crianças que irão tomar a segunda dose, "mas estamos preparando um relatório para ser enviado ao Ministério da Saúde solicitando vacinas".
Alexssander Marques, coordenador de Vigilância em Saúde do município, afirmou que o documento irá informar ao MS que Cáceres, além de ser um município fronteiriço, realizou um evento (FIPe) que aglutinou milhares de pessoas, além de ter aumentado a entrada do fluxo de turistas pela fronteira com a Bolívia, devido a Copa do Pantanal. O documento também irá relatar casos comprovados e suspeitos da gripe, tanto importados(de pessoas que chegam de fora) como autócnes(pessoas contaminadas no município onde residem) -neste último, há um caso suspeito sendo investigado, do professor de Educação Física Gilmar Fiorini,52, que foi transferido para um hospital de Cuiabá, onde está na Unidade de Tratamento Intensivo, em estado considerado grave.
E há ainda o agravante de que o município registrou casos de H1N1 este ano. Além dos citados em matéria publicada hoje pelo Diário de Cáceres(http://www.diariodecaceres.com.br/exibir.php?noticia=8595), que inclui o óbito de um menino indígena de 1 ano que veio de Barra do Bugres para ser tratado aqui, no Hospital Regional, foram registradas duas internações no início do ano, de um idoso e de uma criança, ambos de fora, que foram tratados e tiveram alta.
Devido a grande procura, a partir de amanhã será montado um Posto de Vacinação no Rotary Clube, ao lado do Ambulatório da Criança. Uma equipe do CTA(Centro de Testagem e Aconselhamento), estará no local apoiando e vacinando. Além do Ambulatório e deste outro posto, a vacina está disponível também nos Postos de Saúde da Família existentes no município.