O Prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, assinou na manhã desta segunda-feira (30.06), um convênio firmado com o Sindicato dos Produtores Rurais de Cáceres, com o objetivo de realizar ações de apoio ao produtor de leite na região. De acordo com o secretário de Agricultura do Município, Manoel Ferreira de Matos, o acordo propiciará o fortalecimento da cadeia produtiva de leite e projetos de interesse social, técnico e científico, trazendo ao homem do campo a possibilidade de um desenvolvimento regional sustentável e melhor qualidade de vida.
A meta do convênio é fortalecer a cadeia produtiva de leite no município de Cáceres, integrando o conhecimento técnico, científico e prático, para que chegue ao alcance do entendimento do produtor. A ação também contempla o acompanhamento das atribuições e reinvindicações do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (COMDERS) da Secretaria de Agricultura e intercâmbio de atividades de ensino e capacitação de mão de obra, além de formatar o aperfeiçoamento tecnológico e assistência técnico direcionado ao homem do campo. “Este convênio tem como principal objetivo trazer mais avanços e oportunidades ao produtor do setor leiteiro”, comentou o secretário.
Para o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, o estabelecimento de políticas públicas que incentivem o produtor é um dos principais fatores geradores de desenvolvimento na economia do município. “Espero que este convênio dê bons resultados e aumente a produtividade do setor, trazendo mais profissionalização e elevando a média de produção do leite em Cáceres”, comentou.
Por meio do Convênio será possível a realização de ações diretas e in loco com o objetivo de formar o produtor de leite. De acordo com o presidente em exercício do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, as ações englobam além da capacitação, o acompanhamento e até mesmo o melhoramento genético com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do leite produzido na região. “Trabalhamos há oito meses nesse projeto. Estamos fazendo um trabalho que é possível ser executado na nossa região. Precisamos investir mais na fiscalização com o objetivo de garantirmos maior qualidade no leite que é entregue às residências”, afirmou.
O produtor Wellington Nunes dos Santos, da Laticínios São Luiz, aprovou a iniciativa. “Muitas vezes, por falta de apoio, ficamos desmotivados com a produção. Precisamos da ajuda dos entes responsáveis para continuarmos o trabalho”, afirmou.
Outra preocupação é orientar o produtor rural sobre a formalização e o financiamento, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.
“O intuito é trabalhar em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura de Cáceres, pra dar assistência financeira necessária aos produtores, para fomentar ainda mais o setor”, concluiu o diretor do Sicredi, Luiz Fontana.
Também participaram da reunião os vereadores Marcinho Lacerda e Edmilson Tavares, a vice-prefeita, Eliene Liberato, os secretários de Indústria e Comércio, Júlio Parreira, Fazenda, Junior Trindade, Governo, Washington Calado, e de Saúde, Wilson Kishi, entre outras autoridades e representantes.