Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pedro Taques faz panfletagem de pesquisa publicada em jornal no instante em que o jornal circula
Por Eduardo Gomes de Andrade
20/07/2014 - 12:30

Foto: panfleto

Precocidade dos panfletos exige apuração pela Polícia Federal e o Ministério Público Eleitora

Pedro Taques (PDT) dispara e pesquisa Vox Populi aponta que venceria em primeiro turno a disputa ao governo de Mato Grosso. Esse é o conteúdo da manchete do jornal Diário de Cuiabá em sua edição deste sábado, 19. Até ai tudo bem. Mas a rapidez como Pedro Taques imprimiu e distribuiu o resultado do Vox Populi merece análise por parte do eleitor e investigação pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

A pesquisa (protocolo 00025/2014 no TRE) aponta que 43% dos entrevistados votariam em Pedro Taques, 18% em Riva (PSD), 12% em Lúdio (PT), 3% em José Roberto (Psol) e 1% em Muvuca (PHS), além dos indecisos, brancos, nulos e que não souberam responder. Esse resultado serviu de conteúdo a um material de campanha de Pedro Taques e foi ampliado com o resultado da pesquisa ao Senado publicada na mesma edição do Diário e que aponta vantagem do senador e candidato à reeleição Jayme Campos (DEM), que faz dobradinha com Pedro Taques.

Neste sábado, por volta de 7h30 me aproximava da Feira do Porto, no bairro Porto, em Cuiabá. Num cruzamento recebi o panfleto que ilustra esta reportagem, mas não o li no momento. Alguns minutos depois estacionei na Feira do Porto e li o panfleto.

A leitura do panfleto acendeu a imaginária luz amarela que todos carregamos. Pensei comigo mesmo como aquele material poderia estar em circulação na manhã do sábado em que a pesquisa era publicada no jornal? Não havia tempo hábil para a impressão gráfica. Não é possível imaginar que aquele material tivesse sido impresso na madrugada, ainda mais no período eleitoral, quando as gráficas trabalham no limite obedecendo à ordem de entrada dos pedidos da clientela.

Continuei pensando: qual a química para tamanha proeza? De que modo Pedro Taques conseguiu publicar no dia 19 um panfleto com o resultado de uma pesquisa fechada no dia 15 e divulgada no dia 19?

Somente uma investigação da Polícia Federal juntamente com o Ministério Público Eleitoral poderá esclarecer essa química.

Meus questionamentos ganharam mais intensidade quando voltei para casa e acessei os sites locais para saber mais sobre a situação. No Olhar Direto (olhardireto.com.br) encontrei uma reportagem sobre o assunto, que fez a minha luz amarela ficar vermelha. Às 10h17 uma matéria assinada por Laura Petraglia e Priscilla Silva deu o norte do que acontecia. No texto abaixo entre aspas e precedido por seu título no Olhar Direto, o leitor pode encontrar resposta para a publicação e a panfletagem da pesquisa. No abre da matéria no site as repórteres destacaram muito bem que: “O senador Pedro Taques (PDT), candidato ao governo do Estado, aproveitou a pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta sexta-feira (18) pelo jornal diário de Cuiabá, para distribuí-la população em forma de panfletos durante grande ato de adesivagem de veículos no centro de Cuiabá, durante a manhã deste sábado (19)”.

Antes de transcrever o conteúdo das duas repórteres vale as observações: 1) – Tradicionalmente o Diário não circula na noite que antecede sua data de capa; 2) – O texto do Olhar Direto fez questão de destacar a circulação antecipada do jornal; e 3) – Ainda que Pedro Taques tivesse acesso à pesquisa na noite da sexta-feira (e tendo sido colhido de surpresa com a pesquisa), como conseguiu uma gráfica e a mecanização do custo de impressão na calada da noite?

"SITE OLHAR DIRETO

19/07/2014 - 10:17
Taques comemora e panflleta pesquisa Vox Populi que o mostra com 43% das intenções de voto

Da Redação - Laura Petraglia/Priscilla Silva

O senador Pedro Taques (PDT), candidato ao governo do Estado, aproveitou a pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta sexta-feira (18) pelo jornal diário de Cuiabá, para distribuí-la população em forma de panfletos durante grande ato de adesivagem de veículos no centro de Cuiabá, durante a manhã deste sábado (19).

No material, Pedro agradece a população pelos 43% de intenção de voto com que aparece na pesquisa. “Quero agradecer a confiança que a população está depositando em nosso projeto Pra Mudar Mato Grosso. Por outro lado, quero lembrar nossa militância que a pesquisa que realmente importa é a das urnas”, diz o texto.

Vox Populi mostra Taques disparado e Riva à frente de Ludio Cabral para governador de MT; indecisos e nulos chegam a 25%

Ainda no texto do panfleto, Taques afirma que tem um longo caminho a percorrer até as urnas. “Temos um caminho longo a percorrer até o dia das eleições, por isso precisamos trabalhar muito. Peço à militância que lute dia a dia por cada voto”, finaliza.

"Eu fico muito contente de que o povo saiba quais são as melhores propostas. O já ganhou é irmão do já perdeu. Vamos trabalhar muito pra mostrar que temos a melhor proposta para ganhar a eleição no Estado de Mato Grosso", disse em entrevista ao Olhar Direto.

Pela pesquisa Vox Populi, o senador José Pedro Taques (PDT), candidato ao governo de Mato Grosso pela coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, teria chance de se eleger governador já no primeiro turno, já que aparece com 43% das intenções – cerca de 55% dos votos válidos. A principal novidade
é que o deputado José Geraldo Riva (PSD), candidato pela coligação ‘Viva Mato Grosso’, já aparece em segundo lugar, com 18%, à frente do ex-vereador Lúdio Cabral (PT), da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, com 12%.

Pela pesquisa os votos nulos e brancos chegam a 8%, enquanto os que não sabem em quem votar ou não responderam atingem 15%, o que somado dá quase um quarto do eleitorado. No mesmo levantamento, os candidatos José Roberto (Psol) e José Marcondes Neto, o ‘Muvuca’ (PHS), aparecem com 3% e 1%, respectivamente.

O Vox Populi realizou a pesquisa entre os dias 11 e 15 de julho, consultando mil eleitores da Capital e do interior. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 00025/2014.

Na espontânea, Taques lidera com 8%, seguido pelo senador Blairo Maggi (PR), que não é candidato; vindo na seqüência Riva e Ludio, com 2%, cada.

A Vox Populi simulou um eventual segundo turno de Taques contra Riva e, também, Taques contra Ludio. Em ambos, o candidato do partido de Leonel Brizola desponta com principal favorito à vitória. No quesito rejeição, Riva aparece com 37% , seguido por José Marcondes Muvuca (8%), Lúdio Cabral (5%) e Pedro Taques (4%). Com 3%, o candidato do Psol tem o menor índice de rejeição".

Para que o resultado da eleição ao governo de Mato Grosso traduza somente a vontade do eleitor manifestada na urna e para que não haja manipulação de pesquisa para influenciar o eleitorado, faço deste ensaio um pedido/denúncia à Justiça Eleitoral para que cumpra seu papel com a rapidez que a situação exige, antes que os danos palpáveis em casos assim criem factoides capazes de mudar o curso da sucessão ao governo.

Eduardo Gomes de Andrade – Editor da Revista MTAqui

 

 

Carregando comentarios...

Cidades

Polícia Federal prende gerente da CEF

19/07/2014 - 11:41
Política

Candidatos visitam Cáceres

18/07/2014 - 15:02
Gastronomia

Fricassê de Frango

18/07/2014 - 14:15
Artigos

O correto uso do papel higiênico

18/07/2014 - 14:09