Um soldado da Polícia Militar, de 33 anos, acusado de participar de uma série de roubos a fazendas, foi expulso da corporação. A exclusão do soldado foi publicada no Diário Oficial que circula nesta segunda-feira (11), assinado pelo comandante geral da PM, Nerci Adriano Denardi.
De acordo com o processo da corregedoria que investigou a conduta do soldado, ele foi preso com uma porção de maconha, na cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, em 2009. Ainda, o soldado respondia processo pela participação de uma série de assaltos cometidos em fazendas dos municípios de Jangada e Rosário Oeste, a 82 e 133 km da capital mato-grossense.
Sobre esses crimes, ele já foi condenado a cumprir seis anos de prisão em regime semiaberto, pena decretada, em 2012, pela Vara Única de Rosário Oeste. Para a corporação ficou comprovado existir indícios de crimes por parte do militar, que responde criminalmente por roubo, concurso de crime e formação de quadrilha. Para a corregedoria, foi possível concluir que ele era culpado dessas acusações.
“Percebe-se que o a conduta praticada foi movida pelo desejo de obter vantagem ilícita, valendo-se do sentimento de cobiça, utilizando-se do artifício da dissimulação, pois cometeu o crime em data que estava escalado de serviço, dificultando, assim, a descoberta de seu envolvimento nos fatos, o que demonstra que todos os atos foram praticados de forma premeditada. Ressalte-se que, conforme apurado, valeu-se o disciplinado de violência contra as vitimas, o que aumenta o grau de reprovabilidade de sua conduta”, diz trecho do documento publicado no Diário Oficial.
Assaltos
Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), o policial, outros comparsas e mais dois adolescentes, formaram um bando armado para assaltar fazendas de Rosário Oeste e Jangada.
Em um dos casos, a quadrilha invadiu uma propriedade na região de Jangada, no dia 3 de outubro de 2010. No local o grupo ameaçou e foi violento contra as vítimas da fazenda, de onde foi levado veículos, armas, aparelhos eletrônicos e joias.
Outro roubo, registrado no dia 4 de novembro de 2009, os assaltantes renderam moradores de uma fazenda em Jangada. Do local a quadrilha levou mais de R$ 3 mil, correntes de ouro, celulares e veículos. Ainda são atribuídos outros dois assaltos ao PM e aos integrantes do grupo.