Começa hoje a terceira etapa do “Diálogo Municipalista – Caminhos para enfrentar a crise”, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O evento que está sendo realizado em várias regiões do país vai reunir os prefeitos de Mato Grosso no município de Juscimeira para a pauta política e as alternativas para o enfretamento da crise.
Para o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto (PSD), a administração municipal enfrenta uma série de desafios e é necessário debater as alternativas para que os prefeitos possam minimizar as dificuldades e atender as demandas da população. “O tema deste ano é de interesse de todos os gestores, pois os municípios precisam ampliar as alternativas para combater a crise financeira, que limita a capacidade de investimento do poder público municipal”, assinalou.
De acordo com a CNM, é necessário unir forças para encerramento dos dois últimos anos de mandato e fortalecer o compromisso de cada gestor municipal com o movimento municipalista. "Vamos tratar das dificuldades causadas pela adoção desse sistema federativo desigual e injusto. O Diálogo é uma oportunidade para tirar dúvidas e obter informações que ajudem na administração e no desenvolvimento dos municípios”, afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
O evento vai até amanhã e a expectativa é de reunir 80 prefeitos.
A AMM e os prefeitos de Mato Grosso também participam ativamente das mobilizações nacionais pelo atendimento da pauta municipalista, como a Marcha a Brasília, entre outros eventos.