PSF da Cohab Nova realiza ações de acompanhamento a grupos de hipertensos, diabéticos e obesos
A clínica geral Susana Paz, médica do Posto de Saúde da Família do bairro Cohab Nova, ao participar ontem da "manhã de degustação" promovida por aquele PSF com o grupo da Liga da Saúde, informou que o projeto tem uma abrangência e um foco que vão bem além do atendimento habitual. "Nossa equipe acompanha o paciente. Temos grupos com hipertensos, diabéticos e obesos. Estamos desenvolvendo um projeto, dentro do Programa Mais Médicos, que no final, vai mostrar o resultado desse acompanhamento na saúde do paciente monitorado".
Ontem, o grupo teve uma manhã de degustação de pratos elaborados por eles. O cardápio incluiu macarronada integral com legumes, suco de casca de abacaxi, bolo de casca de banana, pimentão recheado, suco de erva cidreira com alface. Os integrantes tiveram três quintas-feiras de orientações, sobre a importância de se alimentar de forma saudável e com alimentos que ajudem na melhora do quadro de saúde. Também aprenderam a fazer comidas saudáveis.
Inês Ditz, de 48 anos, é aposentada, faz costuras em casa e está acima do peso. "Quero emagrecer. Preciso viver, então vou procurar saúde"-afirmou a moradora da Cohab Nova que já apendeu várias receitas e está usando o aprendizado a seu favor, cozinhando e comendo alimentos adequados, mudando o seu cardápio buscando atingir seu objetivo.
A manhã de degustação foi prestigiada pela vice-prefeita Eliene Liberato e pelo secretário de Governo Washington Calado, que justificaram a ausência do prefeito Francis Maris e do secretário de Saúde Wilson Kishi, que estavam viajando. Ambos elogiaram a iniciativa da equipe.
A médica Susana é hondurenha, estudou em Cuba e na Venezuela, onde também trabalhou, antes de vir para o Brasil integrando o programa do governo federal "Mais Médicos". Ela elogiou sua equipe de trabalho. "Aqui neste PSF trabalhamos muito e tenho uma equipe que apóia o trabalho do médico".
Segundo ela, o Plano de Ação que está sendo desenvolvido, englobando pacientes com hipertensão arterial, diabéticos e obesos, consiste na avaliação sistemática dos pacientes através de consulta no PSF, feita pela médica e pela enfermeira, para definir o estado de saúde do paciente. O paciente é acompanhado com medição de pressão arterial, teste de nível de glicose e perfil lipídico. Também compartilham de conhecimentos de uma dieta saudável indicada para cada caso. "No final de seis meses, teremos a análise de como este tipo de atendimento alterou o quadro de saúde do paciente monitorado"-explicou. Ela enfocou a importância da alimentação saudável, "pois a dieta incorreta aumenta o risco de doenças cardiovasculares, o nível do colesterol, a obesidade e os transtornos gastrointestinais, entre outros problemas de saúde".
Integrante da equipe do PSF, a enfermeira Giane Akimoto Furtado explica que os pacientes atendidos realizam atividades físicas supervisionadas desde 2012, e atualmente usam a Academia de Ginástica do Rotary, na praça do bairro. Os exercícios são feitos regularmente de segunda a sexta-feira, das 7 às 8 horas.