Nos últimos três anos cresceu em quase 20% o número de trotes contra o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), que é a central que atende ocorrências policiais no Estado.
Do início do ano até o momento, das 512.445 ligações atendidas pelo centro, 383.061 foram trotes, ou seja, uma média de 51.074 por mês só neste ano. Isso dá uma média de 1,7 mil ao dia, 70 por hora e um por minuto. Em 2011, eram 42.590 ao mês.
Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em todo o ano de 2013, o Ciosp registrou 801.308 ligações – destas, 584.176 eram trotes. O aumento nesse tipo de ocorrência é preocupante devido ao prejuízo e impacto que estão causando no órgão.
Conforme o coordenador do Ciosp, coronel da Polícia Militar, Joelson Sampaio, em sua grande maioria os trotes são cometidos por crianças e adolescentes. Para conscientizá-los, o centro irá montar um cronograma para receber alunos das escolas estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande.
“Empregamos nesses delitos inexistentes viaturas que poderiam estar empenhadas em outras atividades, como no policiamento ostensivo”, destacou o coordenador. Dos trotes registrados em 2014, o Ciosp despachou 67.504 viaturas.
Para a surpresa da Segurança Pública, Sampaio contou que um levantamento apontou que 90% das ligações de trote são feitas em orelhões, muitos deles, localizados em frente às escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande, sendo assim, além da visita, palestras educativas também serão realizadas nas unidades em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
É CRIME - Conforme o Código Penal, o trote é crime. O delito de Comunicação Falsa de Crime prevê uma detenção de um a seis meses ou multa.
Em fevereiro deste ano, o Ciosp recebeu diversos trotes sobre ataques da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) nas ruas de Cuiabá. Foram mais de 100 ligações relatando ataques a ônibus e comércio em geral.
Já em maio de 2012, um trote fez com que a Segurança Pública mobilizasse 80 homens, entre PM, Bombeiros e o Bope, para atuar em uma suposto assalto dentro do edifício comercial Wall Street, na avenida Isaac Póvoas. Na ligação atendida pelo 190, o homem relatou que o prédio de sete andares havia sido invadido por assaltantes e que algumas pessoas eram reféns.
Por volta das 10h, as equipes já haviam vistoriados todos os andares do prédio e em seguida constataram que se tratava de um trote. No mesmo dia o autor da ligação foi identificado e preso, tratava-se de um homem de 65 anos, que só naquele ano já tinha passado 29 trotes.
Em 2012, o Ciosp registrou 798.535 ligações, sendo que 547.921 foram trotes.
CIOSP – O Centro de Operações de Segurança Pública é um local onde as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) atuam com seus telefones de emergência para atendimento de ocorrências na Grande Cuiabá.