O novo sistema do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) de aplicação da prova prática para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, nesta segunda-feira (25). A partir desta data, os alunos devem fazer o agendamento para realizar a prova, mediante pagamento de uma taxa de R$ 104. As provas deverão começar a ser aplicadas no dia 1º de setembro.
Em entrevista ao G1, o diretor de habilitação do Detran-MT, Leandro Jacarandá, explicou que todas as provas práticas serão monitoradas por meio de câmeras instaladas nos veículos e no pátio da área de aplicação. “Nosso objetivo é reduzir os problemas com questionamentos quanto à prova. Haverá uma maior fiscalização, o que garantirá melhor qualidade nos resultados. O sistema começa a ser utilizado primeiro na Grande Cuiabá, mas a previsão é de que em 60 dias seja implantado em outros municípios do estado”, destacou o diretor.
Os candidatos deverão continuar fazendo a inscrição por meio dos Centros de Formação de Condutores, mas deverão pagar uma taxa de R$ 104, através do site do Detran-MT, para a utilização dos carros e motos. “No caso dos carros, haverá duas câmeras no interior do veículo: uma apontada para o aluno e outra para o examinador. Quanto às motos, serão monitoradas por câmeras de alta definição instaladas no pátio”, enfatizou o diretor de Habilitação do Detran-MT. O candidato terá acesso a um sistema de biometria e gravação de áudio e vídeo em todos os passos da prova, o que lhe garantirá total transparência na execução do teste.
Com o novo sistema, as planilhas que eram preenchidas manualmente serão substituídas por tablets, onde o examinador terá todas as informações do candidato. O resultado do teste será impresso imediatamente. Em caso de discordância, o aluno poderá solicitar ao Detran-MT o acesso aos arquivos da prova para fazer a contestação.