A greve nacional paralisou as atividades de 211 agências em Mato Grosso, conforme levantamento do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) desta quarta-feira (01). Houve aumento de adesão nos municípios do interior e 100% das agências de Cuiabá e Várzea Grande não abriram. O terceiro dia hoje será marcado pelo Ato contra a Independência do Banco Central. O protesto será em frente à agência do Banco do Brasil, Centro, às 10 horas.
A valorização dos bancos públicos faz parte das reivindicações dos bancários e está diretamente ligada ao Banco Central e sua relação com a administração pública, e por este motivo, os bancários em greve protestarão contra a independência do Banco Central e contra a limitação dos bancos públicos. O protesto também defenderá além de um Banco Central para o povo, a manutenção do crédito direcionado.
“Nossa defesa é contra a proposta apresentada nacionalmente onde dá ao Banco Central independência, ou seja, entrega esta instituição que hoje tem a participação do governo eleito pelo povo para os banqueiros que só priorizam os lucros e não a vida das pessoas. Entre as consequencias da independência está o fim do crédito direcionado e o enfraquecimento dos bancos públicos. Estamos firmes nesta greve e somos contra o plano de governo que determina a independência do Banco Central”, afirma o presidente do SEEB-MT, José Guerra.