Prefeitura divulga potencial agrícola de Cáceres em sindicatos rurais de todo o Brasil
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, reforçou este mês a estratégia de divulgação do potencial agrícola do município, enviando a sindicatos rurais de todo o país um ofício circular e uma pasta incluindo os folders "Cáceres terra boa para soja", o CD "Cáceres-MT:Canteiros de Oportunidades" e a revista Cáceres Pantanal/Mato Grosso/Brasil Ecoturismo, focando também nesta vertente econômica de Cáceres: o turismo ecológico.
No ofício, o prefeito convida os produtores rurais a visitarem Cáceres, conhecendo aqui uma nova oportunidade de ampliar investimentos no plantio de soja e de outras culturas do agronegócio.
"Ao usarmos esta estratégia -explica o prefeito- levamos em consideração a terra fértil, áreas disponíveis, de bom preço, e ainda a possibilidade de barateamento do frete, para escoar aa produção agrícola e pecuária, via fluvial, através do rio Paraguai".
No ofício, o prefeito pede a cada sindicato rural que divulgue o município e faça a distribuição do material entre seus associados.
Em outro ofício, datado de julho, o prefeito já informava aos sindicatos rurais do país que "Cáceres possui três biomas (cerrado, pantanal e floresta), e o solo com aptidão agrícola para o plantio de milho e soja, dentre outras culturas. O município encontra-se em iminente processo de desenvolvimento, levando-se em consideração ser aqui a sede da ZPE/MT-Zona de Processamento de Exportação, recentemente homologada pelo governo federal e em avançado estágio de implantação".
O material de divulgação fala ainda da logística do município, referindo-se à Hidrovia Paraguai-Paraná, com navegabilidade sem eclusa e porto para escoamento de produção, e ainda das interligações rodoviárias, da existência do aeroporto internacional, reforçando a existência dos modais aquaviário, aeroviário, rodoviário e ferroviário. Informa sobre os cursos superiores existentes e sobre a infra estrutura em saúde e órgãos públicos existentes nas esferas municipal, estadual e federal.
O material de divulgação (folder e CD) foi montado pelo engenheiro Adilson Reis, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Consórcio Nascentes do Pantanal. Já foi divulgado este ano em eventos da Aprosoja/MT. "Estamos dando os passos necessários para atrair investidores, porque o município potencial para investimentos em várias vertentes econômicas"-define o prefeito.