Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Três professores da Unemat estão entre os vencedores do Prêmio MT de Literatura
Por Nataniel Zanferrari
16/06/2016 - 14:48

Foto: divulgação

O Prêmio Mato Grosso de Literatura selecionou 10 livros, dentre os quais, três são de autoria de professores de Literatura da Unemat de Tangará da Serra: Everton Barbosa foi premiado na categoria Poesia com o livro ‘Norte’; Irene Severina Rezende foi premiada pelo livro de poesias ‘No chão do Araguaia li meu mundo’; e Marta Cocco pelo livro de contos ‘Não presta pra nada’.

De autoria do professor Everton Barbosa, ‘Norte’ contém um conjunto de poemas que revelam a busca do eu lírico pelas suas raízes, seu vínculo com a terra seca nordestina, com a terra desértica do além-mar dos antepassados judeus e com a sua terra natal, a quente Cuiabá. Para além das raízes, questiona os modos de ser e estar no mundo no tempo presente, pois deles decorrem a esperança no futuro.

‘No chão do Araguaia li meu mundo’, da professora Irene Severina Rezenda, traz à cena vivências na paisagem do Araguaia e de Mato Grosso, misturando o jeito simples do sertão com a erudição propiciada pelas leituras literárias, em versos que tangem a saudade e todas as formas de sentimentos.

Marta Cocco, nos contos de ‘Não Presta pra nada’, dá voz, em prosa, a narradoras mulheres (à exceção de dois contos com narrador onisciente) que são também protagonistas ou testemunhas de dramas vividos por mulheres de diferentes idades, em tempos distintos, onde sobressai a luta, a dor, a opressão e a fortaleza do ser feminino.

 
 
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,16

16/06/2016 - 14:27
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,15

15/06/2016 - 10:39