O Governo de Mato Grosso enviou pedido de liberação ao Exército Brasileiro para a compra de 800 coletes balísticos que serão utilizados por agentes penitenciários. Os recursos para a aquisição dos materiais de trabalho já estão alocados no orçamento do Estado. Para agilizar o trâmite, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) optou por aderir a uma ata de registro de preço existente, resultante de um processo licitatório realizado pelo próprio Governo do Estado para aquisição do equipamento a fim de atender as forças da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Polícia Técnica.
Conforme o secretário adjunto de Administração Penitenciária da Sejudh, Fernando Lopes, assim que o Exército liberar a compra o Governo pode iniciar a aquisição. “Estamos dependendo apenas da liberação pelo Exército Brasileiro. É um processo burocrático por natureza, mas ainda neste mês o diretor do Departamento de Armas e Logística Penitenciária irá a Campo Grande para agilizar essa aquisição”, disse Lopes, esclarecendo que o colete balístico é um material bélico e o controle da compra deste equipamento é do Exército Brasileiro.
O setor de Armas e Logística Penitenciária é responsável pela aquisição, controle, distribuição e guarda de materiais bélicos da Sejudh.
O Governo do Estado atua para reforçar o trabalho dos agentes penitenciários. No ano passado foram adquiridas 692 pistolas calibre 40; 96 fuzis; 214 espingardas CTT 40, 443 espingardas calibre 12, 170 revólveres e 695 coletes de proteção balística.
Novos veículos
Nesta sexta-feira (17), serão entregues 15 carros-cela para o Sistema Penitenciário estadual. Os veículos irão equipar s unidades do interior, que precisam de carros altos para ter acesso às estradas de chão, e também as da capital. O investimento anual feito pela Sejudh é de R$ 912 mil.
Concurso
O Estado também se prepara para realizar um novo concurso público de provimento de vagas que ainda serão abertas. Nessa segunda-feira (13), o governador Pedro Taques assinou a autorização do concurso que será realizado para preenchimento de cadastro de reserva de 714 cargos de agente penitenciário e 68 de profissionais de nível superior.