Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Parceria garante assistência técnica e gerencial para mais 110 produtores de leite
Por assessoria
07/06/2017 - 09:23

Foto: assessoria

A partir desta semana mais 110 produtores de leite mato-grossenses passam a receber Assistência Técnica e Gerencial (ATG), ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT). A parceria com o laticínio Vencedor Indústria e Comércio de Produtos Lácteos Ltda inclui 80 produtores da região oeste no SENAR Tec Leite. Além desta, a outra parceria é  com a prefeitura de Nova Ubiratã e garante a assistência técnica para mais 30 produtores de leite no município.

 

Para o superintendente da instituição, Otávio Celidonio, estas parcerias são marcantes na história do SENAR-MT. "O nosso objetivo é levar capacitação e qualificação e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida e a renda do produtor”.

 

A gestão da propriedade é outro ponto importante citada por Celidonio. Aqueles que participam do SENAR Tec Leite recebem mensalmente a visita de um técnico credenciado junto ao SENAR-MT que orienta o produtor sobre todas as atividades relacionadas à produção do leite. "Além disso,  auxilia nas anotações e também na analise dos resultados obtidos ao longo do mês".

 

O gerente administrativo do Laticínio Vencedor de São José dos Quatro Marcos, Elizeu Francisco dos Santos acrescenta que esta parceria com o SENAR-MT vai ajudar a despertar no produtor um interesse ainda maior para melhorar a produtividade. "Ele vai investir em boas práticas, melhoramento genético e, com isso, consequentemente vai melhorar sua relação de custo e benefício".

 

Santos enfatiza que em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de São José dos Quatro Marcos já levou vários treinamentos do SENAR-MT para os colaboradores do laticínio.  "O nosso principal objetivo é aumentar a produção e melhorar a qualidade do nosso produto".

 

Assim como o gerente administrativo do laticínio Vencedor, o prefeito de Nova Ubiratã, Valtenir José dos Santos também garante que essa parceria é muito positiva. Ele conta que em seu município serão atendidos 30 produtores. "É uma união que só vai contribuir ainda mais para melhorar a qualidade do leite e aumentar a produtividade.

 

Ele conta ainda que,  em Nova Ubiratã a bovinocultura de leite está em pleno desenvolvimento e que, por meio, do Sindicato de Produtores Rurais já fez várias parcerias para levar capacitação aos produtores. "Temos certeza que vamos melhorar não só a vida dos produtores, como também a geração de emprego e renda em nosso município".

 

O prefeito também chamou a atenção para a gestão, um dos principais pontos do Programa SENAR Tec Leite. "Levar a gestão para dentro da propriedade é uma ação muito importante e necessária nos dias de hoje. O produtor que souber coletar os dados e analisa-los terá condições de tomar decisões mais acertadas e, consequentemente melhorar a relação custo e benefício".

 

PONTES E LACERDA - O SENAR  Tec Leite foi implantado na região de Pontes e Lacerda e atende atualmente cerca de 120 produtores de leite da região. O  SENAR Tec Leite já oferece Assistência Técnica Gerencial (ATG) no município de Pontes e Lacerda. A ideia do programa é propiciar ao produtor as ferramentas necessárias para o gerenciamento correto da propriedade. Os técnicos do SENAR-MT auxiliam os produtores de leite a entender o seu custo de produção e a ter um olhar diferenciado para várias atividades executadas dentro de uma propriedade rural. As visitas dos técnicos às propriedades acontecem mensalmente.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,07

07/06/2017 - 08:13