Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Professores da Unemat lançam livro sobre impactos das inundações em Cáceres
Por Nataniel Zanferrari
10/07/2017 - 15:58

Foto: divulgação

Os professores Leandro dos Santos e José Carlos de Oliveira Soares, do curso de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lançaram o livro ‘Análise rítmica e fenomenologia: Pluviosidade, impactos naturais, percepção humana e as inundações em Cáceres – 1971 a 2010’, em coautoria com a professora Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O livro foi publicado pela Editora CRV, de Curitiba, no Paraná.

O livro é resultado da pesquisa de mestrado de Leandro, realizada entre 2011 e 2013 e abrangendo quase quatro décadas de dados. Graduado em Geografia pela Unemat, Leandro dos Santos também possui mestrado em Geografia pela UFMT e está cursando doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). José Carlos também é graduado em Geografia e possui mestrado em Ciências Ambientais, ambos pela Unemat, além de ser doutor em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Leandro é professor da Instituição no Câmpus Universitário do Vale do Teles Pires, em Colíder, enquanto José Carlos atua como docente no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.

As reflexões em torno da urbanização, pluviosidade e seus reflexos no condicionamento de áreas susceptíveis a inundação, subsidiou analisar a influência dos elementos naturais, dos aspectos antrópicos e meteorológicos, como a pluviosidade, como variáveis potenciais a ocorrências de inundações durante a série histórica de 1971 a 2010 em Cáceres.

O livro está disponível para compra no site da Editora CRV, que pode ser acessado clicando aqui.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,10

10/07/2017 - 08:47
Educação

Fies recomeça em 2018 com 300 mil vagas

08/07/2017 - 07:14