Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Aftosa: nova etapa de vacinação começa amanhã em MT
Por Diário de Cuiabá
31/10/2017 - 09:49

Foto: arquivo

A partir de amanhã, 1º de novembro, começa a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Nesta fase, devem ser imunizados os animais com idades de zero a 24 meses em todas as regiões de Mato Grosso, onde todos os animais devem receber a dose da vacina, com exceção do Pantanal que têm período diferenciado. A expectativa é que 14 milhões de animais sejam imunizados. 

A vacinação do rebanho poderá ser feita até o dia 30 de novembro em todas as regiões, com exceção do Pantanal, onde prazo é até 15 de dezembro. 

Este é o primeiro ano da inversão do calendário de vacinação, com a imunização total do rebanho em maio e em novembro a etapa reduzida. Esta alteração atendeu a um pedido dos produtores para que a principal etapa fosse realizada no período de menor incidência de chuvas e desvinculada da chamada estação de monta, quando os animais são fertilizados. 

A imunização do rebanho é obrigatória em todo o Estado e os produtores que não aplicarem a vacina serão multados e podem ter a emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA) temporariamente suspensa, impedindo a comercialização dos animais. 

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, destaca o compromisso do pecuarista com a sanidade do rebanho, o que há anos mantém o Estado livre da doença. 

“O produtor sabe da importância da sanidade do rebanho para a manutenção de mercados e há anos mantemos o índice de vacinação acima de 98%. Agora caminhamos para a implantação de um plano para suspender a vacinação, mas que deve ser feito de forma responsável e gradual”, afirma Marco Túlio. 

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) fez o lançamento oficial da vacinação ontem, em Cuiabá. Mas desde o último 27 de outubro, 20 equipes foram deslocadas para a fronteira do Estado com a Bolívia onde acompanham a imunização nas propriedades da região. Fora isso, os fiscais do Indea ainda devem acompanhar a vacinação em 2% das 105 mil propriedades do Estado. 

A diretora-técnica do Indea/MT, Daniella Soares, explica que os produtores terão até 10 de dezembro para fazer a comunicação aos Indea e no caso do Pantanal, o prazo para vacinação e para comunicação será o mesmo da imunização, 15 de dezembro. “O produtor que não vacinar será multado no valor equivalente a uma Unidade Padrão Fiscal (UPF) por animais e deverá fazer a vacinação acompanhada dos fiscais do Indea”. 

A Acrimat possui uma cartilha de orientação para os produtores que a vacinação seja realizada de forma correta e com o mínimo de impactos para os animais. O médico veterinário da Acrimat, Nilton Mesquita, explica que o manejo adequado e o bom acondicionamento e aplicação da vacina são indispensáveis para evitar as chamadas reações vacinais, quando são formados abscesso no corpo do animal.

Carregando comentarios...

Educação

Hoje tem show de rock gratuito na Fapan

25/10/2017 - 08:34