Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Distimia : quando o mau humor pode ser doença
Por Tua Saúde
06/11/2017 - 16:54

Foto: Ilustrativa

A distimia, também chamada de doença do mau humor, é um tipo de depressão crônica onde o indivíduo apresenta sintomas de depressão leve na maior parte dos dias por pelo menos 2 anos, sendo que dificilmente o indivíduo sabe dizer o que o levou a este estado depressivo.
Esta doença pode ser diagnosticada por um psiquiatra, psicólogo ou psicanalista, porém existem alguns indícios que ajudam no seu diagnóstico. O teste para distimia é uma forma simples e prática que pode ajudar no diagnóstico desta doença.

A doença do mau humor tem cura?

A distimia tem cura e esta pode ser alcançada com o uso de medicamentos antidepressivos receitados pelo psiquiatra e com o acompanhamento de um psicólogo ou psicanalista. O tempo de tratamento da distimia pode variar de 1 a 4 anos, mas é possível que o indivíduo apresente novos quadros de distimia durante a vida, necessitando novamente de tratamento clínico e psicológico.

 

Tratamento para melhorar o humor

O tratamento para distimia pode ser feito através das sessões de psicoterapia ou psicanálise e com o uso de remédios antidepressivos, como a fluoxetina (Prozac), sertralina (Zoloft), venlafaxina (Effexor) ou imipramina (Tofranil), sob orientação do médico psiquiatra.

As sessões de psicanálise podem ser de grande ajuda em caso de distimia, especialmente a terapia cognitiva comportamental, pois o psicanalista poderá ajudar o indivíduo a encontrar as circunstancias que levam à depressão e assim estruturar uma resposta emocional adequada para cada situação.

Imagem: distimia 2

Mau humor pode interferir na saúde e até virar doença – Reprodução/Ilustração

Sinais e sintomas de distimia:

  • Mau humor frequente;
  • Excesso de críticas;
  • Angústia;
  • Ansiedade;
  • Inquietação;
  • Insatisfação;
  • Irritabilidade;
  • Falta de apetite ou apetite em excesso;
  • Falta de energia ou fadiga;
  • Sentimento de falta de esperança;
  • Isolamento social.

Pode haver ainda má digestão, dor muscular, dor de cabeça e má circulação, e o indivíduo muitas vezes queixa-se de não estar feliz, mas também não está triste. A frase ” oh dia, oh céu, oh vida, oh azar” parece expressar exatamente como o indivíduo com distimia se sente na maior parte dos dias.

O diagnóstico da distimia pode ser feito pelo médico psiquiatra, psicólogo ou psicanalista através de uma simples conversa com o indivíduo, não sendo necessário realizar nenhum tipo de exame específico.

O que causa a doença do mau humor:

As causas da distimia não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que ela pode estar relacionada a situações emocionais mal resolvidas que ocorreram na infância ou na adolescência. Além disso, o temperamento do indivíduo e as situações estressantes do dia a dia podem influenciar e agravar o quadro da distimia levando o indivíduo à depressão.

Carregando comentarios...

Artigos

Planejar e criar estratégias

06/11/2017 - 16:53
Artigos

Queimaduras, como agir

06/11/2017 - 16:50
Utilidade Pública

A partir de hoje,1, PAM muda sistema de atendimento

01/11/2017 - 09:43