Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Secretaria de Ação Social e Unopar promovem I Ciclo de Debates sobre Violência
Por assessoria
09/05/2018 - 11:44

Foto: divulgação

O "I Ciclo de Debates: experiências e saberes sobre a defesa de direitos, intersetorialidade e enfrentamento da violência" é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS e da Universidade Pitágoras - UNOPAR/Polo Cáceres através do Curso de Serviço Social.

O evento será realizado no período de 15 a 18 de maio, com reflexões e debates que contarão com especialistas no assunto, tendo como objetivo garantir um espaço de compartilhamento de saberes e experiências visando apresentar e discutir ações destinadas ao enfrentamento do fenômeno de violência e tipos de violações de direitos que vitimam as famílias. 

A Secretária de Assistência Social, Eliane Batista, ressaltou a importância da ação, a relevância dos temas e a oportunidade de qualificação das equipes técnicas da rede no atendimento às vítimas de violência. "Nossa proposta é fomentar momentos como esse durante a atual gestão da Prefeitura de Cáceres abrindo espaços para o debate, o diagnóstico, o mapeamento da nossa rede municipal e ações conjuntas entre a sociedade civil, o Sistema de Garantia de Direitos e o poder público para fazer frente ao fenômeno da violência. No mês de abril o CREAS atendeu a 202 casos, atuando na prevenção terciária com acompanhamento psicossocial operacionalizado através de ações que visam cessar a agressão, minimizar as consequência e evitar a reincidência. Queremos contribuir com a construção de uma cultura de paz e pela vida, unindo esforços com o Sistema de Garantia de Direitos e com as políticas públicas integradas na prevenção e enfrentamento da violência."

Ainda, nessa perspectiva, a Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Pitágoras - UNOPAR, Camila Ortiz, enfatiza que "o curso de Bacharelado em Serviço Social tem por objetivo geral formar profissionais com sólidos conhecimentos teórico-práticos, capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade, assumindo as responsabilidades pertinentes à profissão, com uma visão crítica e analítica e o compromisso com a justiça, a ética e a cidadania, capazes de colaborar ativamente para o desenvolvimento e a transformação da realidade social que estiver inserido e estes espaços consolidam o compromisso da Instituição com a responsabilidade social no Município".

Por fim, o evento terá como finalidade ser este espaço que promova estratégias para o fortalecimento do papel da comunidade, dos acadêmicos e dos profissionais nela inserida para atuarem na defesa e na reparação de direitos diante da mobilização e sensibilização sobre a importância da prevenção e da não omissão frente às situações de violações de direitos.O público alvo esperado será formado por profissionais das mais diversas áreas, agentes políticos, sociedade civil. instituições formadoras e acadêmicos e espera-se que as discussões sirvam de subsídio para a elaboração de um relatório técnico que orientarão estratégias e ações da Rede municipal no enfrentamento às violações de direitos. 

 

PROGRAMAÇÃO
 
Dia 15/05/2018 (NOTURNO)-Terça-feira
Abertura
Local: Centro Cultural de Cáceres/Rua Comandante Balduíno esq. Rua Antonio Maria - Centro.
18h00 Credenciamento (até 19h)
19h00  Mesa de Abertura (Prefeito de Cáceres; Secretária Municipal de Assistência Social; Secretário Municipal de Saúde, Diretor da UNOPAR do Polo de Cáceres; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Juiza de Direito da 1ª Vara Cível.)
20h00  Conferência de Abertura: Intersetorialidade: novos olhares, reflexões e práticas para o
trabalho em rede no enfrentamento à violência.
Debatedora: Psicóloga Ms. Francisca de Assis
21h00  Debate
22h00  Encerramento                    
 
Dia: 16/05/2018 (NOTURNO) - Quarta-feira
Painel I – Educação e Formação Humana: desafios e perspectivas.
Local: Centro Cultural de Cáceres/Rua Comandante Balduíno esq. Rua Antonio Maria - Centro.
18h00  Mediadora: Prof.ª Esp. Sr.ª Camila Rangel Ortiz, Assistente Social e Coordenadora do Curso de Serviço Social/UNOPAR.
18h30  Eixo Temático I – As diretrizes curriculares na perspectiva da educação superior para a formação de um sujeito ético-político.
Debatedor: Prof. Ms. Juliano Alves de Moraes – Tutor do curso de Serviço Social da
Universidade Pitágoras UNOPAR e educador físico no Centro de Referência em Direitos
Humanos/SEJUDH.
19h30  Eixo Temático II – Violência, Educação e Sociedade: Um olhar sobre o atual cenário histórico.Debatedora: Profa. Dra Maria do Horto, membro do Programa de Mestrado de Educação da UNEMAT.
20h30  Debate
21h30  Encerramento
 
Dia: 17/05/2018 (VESPERTINO) - Quinta-feira
Painel II – Diálogos e Reflexões para o enfrentamento do Preconceito, Sexismo e a Homofobia.
Local: Cefapro-Centro de Formação de Professores/Rua Saracura - Vila Mariana
15h00  Mediador: Higor Lopes, militante do Movimento LGBT de Cáceres/MT
15h30 Eixo Temático I – Violência LGBTfóbica com enfoque em transfobia, lesbofobia e feminicídio.
Debatedor: Prof.ª. Dr.ª Luciene Neves Santos – Prof de Educação Física da Unemat, Dra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de Educação,
Sexualidade e Relações de Gênero.
16h30  Eixo Temático II – Corpos (in)visibilizados: Direitos negados, preconceito e a luta pela
diversidade como valor de uma sociedade inclusiva.
Debatedor: Prof. Benjamim Braga de Almeida Neves, doutorando (UERJ/UFMT), pesquisador do IBRAT (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) e ativista trans.
17h30  Debate
19h00  Encerramento
 
Dia 18/05/2018  (MATUTINO) - Sexta-feira
Painel III – Proteção e Defesa de direitos na atenção as crianças e aos adolescentes vítimas de violência sexual.
Local: Cefapro-Centro de Formação de Professores/Rua Saracura - Vila Mariana
08h00 Apresentação de Vídeo com Depoimento; Lançamento do Projeto MultiplicAÇÃO; Divulgação da Comissão de Revisão do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil.
08h30   
Mediadora: Denise Maria de Oliveira Carvalho, Assistente Social e Gerente do Centro de 
 
Referência Especializado de Assistência Social.
08h50  Eixo Temático I – Negligência X Responsabilização dos Crimes de Abuso Sexual Debatedora: Dra Judá Maali, Delegada de Polícia – Delegacia de Defesa da Mulher.
09h30  Eixo Temático II – A atuação da Polícia Rodoviária Federal no Enfrentamento à Exploração Sexual
Debatedor: Insp. Lucinei Buss, Inspetor da 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Cáceres
10h10  Eixo Temático III – Tráfico de Pessoas: exploração sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso: reflexões sobre a construção de uma rede intersetorial para as ações de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Debatedora: Assistente Social Ms. Sr.ª Dulce Regina Amorim, Coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP)
10h50  Eixo Temático IV – Notificação da violência sexual contra crianças e adolescentes como estratégia de vigilância em saúde.
Debatedora: Sandra Mara Fernandes Bonilha, Enfermeira da Vigilância em Saúde
11h40  Debate
12h00  Encerramento

A participação no evento terá certificação de 20 horas e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas acessando o link: https://www.sympla.com.br/experiencias-e-saberes-sobre-defesa-de-direitos-intersetorialidade-e-enfrentamento-a-violencia__285899

Para maiores informações, podem contactar os organizadores no Tel. 065 32222937 (CREAS).

Carregando comentarios...

Artigos

A palo seco

09/05/2018 - 07:34
Educação

Enem abre as inscrições: 2 mil por minuto

08/05/2018 - 09:30
Artigos

Entre o ignorante e o sábio

07/05/2018 - 11:50
Artigos

Anuário da mulher

07/05/2018 - 11:36
Artigos

A raiva e seu efeito devastador

07/05/2018 - 11:26