Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres:Secretaria de Saúde tem projeto piloto para ajudar fumantes a deixar o vício
Por assessoria
16/05/2018 - 15:09

Foto: Ilustrativa
O Brasil está entre os países com os maiores índices de ex-fumantes, segundo estudo internacional divulgado pela revista médica The Lancet. Em Cáceres um programa da secretaria de saúde vem ajudando algumas pessoas a sair do vício no cigarro.
 
O Programa Parar de Fumar - Uma Escolha pela Vida, conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, odontólogo, psicólogo e nutricionista, tudo com o intuito de colaborar para o processo de cessação do Tabagismo nos pacientes participantes. Além dos profissionais participantes, o Programa ainda conta com o apoio de estagiários da FAPAN e da UNEMAT. “Este é um projeto importante, que demonstra o esforço da secretaria de saúde para a melhoria da qualidade de vida da nossa população” afirmou o secretário interino de Saúde, Antônio Mendes.
 
O primeiro Grupo participante do Programa, Parar de Fumar - Uma Escolha pela Vida coordenado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) CAIC, é formado por 12 pessoas com histórias diferentes, mas com um ponto em comum que é o desejo de abandonar o cigarro e melhorar a qualidade de vida. O programa oferece todo o apoio necessário para que o paciente consiga seu objetivo, com consultas e aconselhamento. Para o Prefeito Francis Maris, o projeto além de melhorar a saúde das pessoas, também será motivo de economia de dinheiro público. “Além do ganho em saúde, os participantes estão cuidando de suas famílias que convivem com a fumaça nociva do cigarro. Esse cuidado também será convertido em economia de recursos públicos, já que o gasto com tratamento de doenças relacionadas ao fumo é muito alto no SUS. 
 
Segundo a Enfermeira Rafaela Vila Ramos, coordenadora do Programa, o trabalho realizado é gratificante. “Toda equipe do PSF CAIC se sente muito feliz ao ver a evolução dos participantes e gratificada todas as vezes em que um paciente relata as mudanças e melhoras positivas que estão ocorrendo em suas vidas e de suas famílias”.
 
Adamir Alves é esposo de uma tabagista participante do 1º grupo e que: “Estou gostando que ela faz parte desse grupo para parar de fumar, e no que depender de mim, vou me esforçar muito para que ela não perca nenhuma consulta.”
Carregando comentarios...

Educação

MEC autoriza FAPAN a ofertar Direito

14/05/2018 - 12:31