Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres comemora oficialmente seus 240 anos
Por assessoria
08/10/2018 - 12:26

Foto: assessoria

Cáceres comemorou oficialmente 240 anos na noite de sábado (06) com uma solenidade realizada no hall de entrada do Pavilhão de eventos da Sicmatur, com a presença de autoridades e convidados de vários segmentos da sociedade organizada e do povo em geral.

A Banda de Música composta pelos militares do 2º BFron e a Orquestra Sinfônica da Unemat abrilhantaram a solenidade, com a execução do Hino Nacional e musicas populares, entre apresentações da Fanfarra de alunos do CAIC e dos grupos culturais  Tibararé, Chalana e Vitória Régia, que apresentaram danças típicas dos folclores mato-grossense e brasileiro.

"Love Cáceres" dá boas vindas
Após os discursos da mesa de honra, liderada pelo prefeito Francis Maris Cruz e benção proferida pelo padre Orlando Tito Filho, autoridades e demais presentes se deslocaram até o jardim da Sicmatur, para a inauguração do novo monumento de boas vindas aos visitantes.

Nas margens da Praia do Daveron e bahia que banha o Centro de Cáceres, uma nova frase enche os olhos de quem lê. “Love Cáceres”, estampa o letreiro estilizado em caixa, de aproximadamente dois metros de altura, por outros 10 de comprimento, em chapas de ferro, sob base de concreto, decoradas com fotos e motivos da cidade e do Pantanal.

Ao final, um bolo foi servido a todos os presentes logo após o ponto alto da comemoração, o tradicional ‘parabéns a você’, na execução da Sinfônica da Unemat, seguido das palmas que selaram a comemoração oficial dos 240 anos de Cáceres.

O boi no rolete vem aí
O secretário em exercício de Turismo e Cultura, Mauri Queiróz de Menezes Junior também falou, parabenizando Cáceres e convidando a todos a participar do jantar festivo dos 240 anos que será realizado no próximo dia 20, quando será servido um jantar a base de carne assada do já tradicional Boi no Rolete. Estão previstos 30 bois para um público esperado de 10 mil pessoas.

O jantar é gratuito e sem custos para os cofres públicos, uma vez que os animais são doados por pecuaristas do município, que, gentilmente fizeram as doações, a exemplo dos anos anteriores, nas duas gestões do prefeito Francis Maris Cruz, criador da comemoração do aniversário com boi no rolete.

O boi no rolete é temperado com grandes agulhas e seringas para ser assado inteiro, em espetos giratórios.

Parabéns cacerenses!
Em seu discurso, o prefeito Francis destacou o trabalho de todos os que trabalharam para o crescimento e progresso da cidade, ao longo de 240 anos. “Somos uma cidade acolhedora que recebe a todos e é essa recepção calorosa e humana dos cacerenses que ajuda a fazer o desenvolvimento do município”, salientou Francis.

O prefeito também enalteceu todos os que contribuíram com o crescimento do município, ao longo dos 240 anos, desde sua fundação. “Somos uma cidade acolhedora e essa receptividade cheia de calor humano do povo cacerense ajuda muito no desenvolvimento”, destacou Francis.

Mesa de honra
A mesa de honra foi composta pelo prefeito Francis Maris Cruz, acompanhado da esposa, Maria Menezes Cruz, tenente Cavalcante, representante do Comando da Marinha, secretário de Turismo e Cultura, Mauri Queirós, Andeson Amaral, representante da reitoria da Unemat e professora Elenir, representante do Conselho Estadual de Cultura.

“Quando aqui cheguei, me assustei, pois ainda não havia visto uma cidade tão esburacada e tão abandonada”

Herança do passado
O Padre Orlando Tito Filho, da Paróquia São Sebastião, iniciou sua fala lembrando-se de quando chegou à Cáceres. “Quando aqui cheguei, há três anos, me assustei, pois ainda não havia visto uma cidade tão esburacada e tão abandonada, muito diferente do que é hoje, graça aos seus gestores. Hoje, muito me alegra estar residindo em Cáceres”, destacou o padre.

O prefeito Francis lembrou que quando assumiu a Prefeitura, no primeiro mandato, em 2013, herdou uma dívida do município de 31 milhões de reais e comentou que não havia dinheiro para realizar o serviço de tapa buracos e, muito menos, para fazer asfalto. “O padre tem razão, só havia buracos nas ruas e avenidas, por todos os lados. Mas, graças a Deus, que tem nos abençoado, iluminado e protegido, com muito trabalho conseguimos acertar as finanças da Prefeitura, pagando os salários do funcionalismo em dia e dar início às obras”, garante o prefeito.

“Apesar da crise que vive o Brasil, estamos avançando”, salientou Francis”, evidenciando ainda outras conquistas de seu governo, como a aquisição de veículos, máquinas, tratores e caminhões, principalmente ônibus escolares”, salienta Francis.

Falando da Cáceres de hoje
“Fizemos bastante, mas muito ainda há por fazer. Cáceres precisa de todos nós e que Deus nos ajude para sermos sempre conscientes disso, trabalhando unidos para que a cidade possa comemorar outros 240 anos. Nós passaremos, mas Cáceres continuará dando novas oportunidades para nossos filhos, nossos netos e todos os que virão. Que Deus abençoe e ilumine nessa caminhada, cada família, cada cacerense que ajuda a construir essa cidade. Parabéns Cáceres, parabéns cacerenses!”, parabenizou o prefeito.

Era tudo ‘muito velho’
Francis também relembrou que quando assumiu não havia máquinas para a manutenção das estradas rurais e que eram muitas as cobranças dos produtores rurais por causa disso. “São mais de 6 mil quilômetros de estradas pelo interior do município. Quando assumi, havia apenas três máquinas muito velhas. Nós conseguimos comprar cinco patrols novas, escavadeira potente, retroescavadeiras, pá-carregadeira, dez caminhões novos e carretas, ônibus para transporte na saúde e de idosos, ambulâncias novas, inclusive uma UTI móvel e vans para o transporte de pacientes”, pontuou o prefeito.

“Estamos providenciando a compra de mais 30 novos ônibus. Quando chagarem, em breve, serão 70 veículos transportando nossos alunos, com conforto e segurança, em todo o município”, evidenciou o prefeito Francis.

Dinheiro do bolso
“Ainda temos muito que fazer para deixar o serviço de saúde à altura da população, mas não dá para comparar ao caos que era a saúde quando nós assumimos. Para se ter uma ideia, não havia dinheiro para comprar soro para uso na saúde municipal. Eu usei dinheiro do meu bolso para resolver o problema imediato, foram 100 mil reais. Hoje, temos ônibus novos para levar pacientes para tratamento especializado em Cuiabá e vans para atender pacientes em casa. Temos uma farmácia que faz de tudo para que não faltem remédios”, destacou Francis.

Informatização e economia
Um dos orgulhos da Administração de Francis, salientou ele, é a informatização de todo os sistemas da Prefeitura, interligando departamentos, secretarias e serviços.
O prefeito Francis ainda frisou que um dos orgulhos de sua administração é ter conseguido fazer economia de gastos e conta como fez. “Em 2012, a Prefeitura gastou com os ônibus escolares, 480 mil reais. Nós assumimos e no ano seguinte, buscando os mesmos alunos, nos mesmos lugares, na mesma quilometragem, gastamos apenas 150 mil reais, economizado o dinheiro do povo. As máquinas e ônibus gastaram na outra gestão, mais de um milhão e meio de reais em combustíveis. Em 2013, consertamos as máquinas e ônibus quebrados e gastamos apenas 150 mil reais. A diferença ficava nos desvios de dinheiro público que aconteciam na Prefeitura, porque não havia controle. Hoje, com a informatização que fizemos, em quase 90% da Administração, temos o controle do que se gasta”, completou Francis, afirmando que é esse o legado que quer deixar quando terminar sua gestão, a de moralizar a Administração pública municipal, através de suas diversas ações.

“Quem assumir vai pegar uma Prefeitura organizada”, encerrou o prefeito, lembrando algumas da obras de sua gestão, como a reforma de postos de saúde, construção de quatro novas  creches, sede da Sicmatur e a construção do novo PAM.

Grupo Tibararé
O Grupo Tibararé é de Cuiabá, formado por 11 componentes, que cantam, dançam e declamam. Seis deles participaram do evento de aniversário. A produtora do grupo, Fernanda Gandes, conta que tibararé, na mitologia indígena, é uma ave que protege a floresta. Segundo Mateus de Luca, produtor cultura do SESC Mato Grosso a apresentação do Grupo Tibararé foi um presente do SESC para a cidade e que eles continuam na cidade, oferecendo oficinas de cultura no SESC de Cáceres, com o espetáculo Palhaçando e Andarilhos da Estrelas, esta última, apresentada na comemoração na noite deste sábado e muito aplaudida pelos presentes.

Grupo Vitória Régia
Grupo folclórico cacerense que há mais de 13 anos desenvolve atividades culturais em Cáceres. Já participou de festivais nacionais e internacionais, em 8 países. Eles apresentaram as danças do Maracatú, Maracatu e dança africana.

Grupo Chalana
Tradicional e muito conhecido, o Grupo Chalana tem fama internacional. Esteve há poucos dias na Coreia e se prepara para outra viagem à Ásia. O Chalana já representou Mato Grosso em eventos realizados em todas as Regiões do País, e o Brasil em 15 Países, nos continentes asiático, europeu e nas Américas, além de promover anualmente o Festival Internacional de Folclore. Dentre outros, o Chalana brilhou na Polônia e eleito melhor Grupo do 12th International Folclore Festival Veliko Tarnovo 2009 e no Dubai Shopping Festival 2 nos Emirados Árabes Unidos, além de conquistar o Guakar de Ouro, na Colômbia.

Admirável é o nome de Deus
A mensagem que o padre escolheu para o tema da benção do 240 anos da cidade foi o texto bíblico dos Salmos que descreve o “quão é admirável”  o nome de Deus “em toda a terra”.

O Salmo 8

“Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!

Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;

Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?

Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.

Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:

Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,

As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.

Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!”.

Carregando comentarios...

Cultura

Sexta-feira é dia de bulixo cacerense

04/10/2018 - 18:04
Meio Ambiente

Piracema começou hoje,1, em MT

01/10/2018 - 10:46
Educação

Bolsas com 100% desconto só na Fapan

28/09/2018 - 18:29