Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Taxistas e mototaxistas se revoltam com a chegada do Uber à Cáceres; população reage
Por Jornal Oeste
16/02/2019 - 14:38

Foto: arquivo

Os taxistas e mototaxistas foram a Prefeitura de Cáceres denunciar o uso de aplicativos de celular para transporte privado individual de passageiros. Na reunião acontecida na tarde de ontem(15) estavam presentes as categorias de transporte, o Procurador Geral do Município, Bruno Córdova, o chefe da fiscalização Victor Miguel e os vereadores Valdeníria Dutra (PSDB), Cézare Pastorello (SD), e Jerônimo Gonçalves (PSB).

O vereador Cézare Pastorello citou que esse tipo de aplicativo é uma realidade, porém, não se pode utilizar sem regulamentação do poder público municipal.

Não sou eu quem diz, é a lei federal. A lei que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana diz que o transporte remunerado privado de passageiros (tipo uber e .99) deve ser regulamentado pelo Município. E sem regulamentação, não pode circular. Por isso que a maioria dos aplicativos, inclusive o Uber, não tem disponibilidade para Cáceres, porque aqui não há regulamentação. Logo, qualquer transporte remunerado de passageiros que descumpra a lei é transporte ilegal, se enquadrando no Art. 231, VIII do Código de Trânsito Brasileiro. Cabe até retenção do veículo” explica o vereador.
  
Dentre os pontos questionados pelos taxistas e mototaxistas estava o fato da cidade, com menos de 100 mil habitantes, não comportar esse tipo de serviço concorrendo com eles.

Os taxistas e mototaxistas arrecadam mais de 90 mil reais por ano de alvarás e taxas. Somos fiscalizados dia e noite, nos nossos pontos, para averiguar documentação, estado do veículo e se quem está pilotando ou dirigindo é a pessoa que tem a permissão. Não temos como concorrer com quem instala um aplicativo, não paga imposto nenhum, não tem responsabilidade com o veículo e nem com o passageiro. Então, isso é desleal,” desabafa o mototaxista Anderson Rodrigo.

Após a reunião o Procurador Bruno solicitou a presença dos fiscais de trânsito, orientando-os a cumprir o Código de Trânsito e retirar de circulação carros que estivessem operando transporte remunerado sem autorização do poder público municipal. Poucos minutos depois o primeiro veículo já foi recolhido e seu condutor autuado por transporte ilegal de passageiros.

Logo após a matéria do Jornal Oeste entrar no ar, as nossas redes sociais foram invadidas de mensagens de apoio para a chegada do aplicativo na cidade. Os comentários comemoravam o uso do aplicativo uma vez que segundo eles, a categoria dos taxistas e mototaxistas praticam preços abusivos na cidade conforme comentou uma usuária nas nossas redes sociais.

Chegou pra acabar com o preço caro que os táxis cobram!!”, constata uma internauta. O comentário já recebeu muitas curtidas em claro sinal de concordância a fala.

Outro internauta cobra da Câmara Municipal e do Município para que se regularize logo a situação do aplicativo, porque a população deve ter Direito de Escolha e que para o internauta as categorias de transportes da cidade abusam dos valores cobrados.

Queria saber que vereador vai defender o Direito de Escolha da População. Porque sabemos que o mercado tá aí pra gente escolher. Quem quiser táxi que use Táxi, quem quiser usar o aplicativo que deixe o app. Porque não dá pra proteger uma categoria que às vezes abusa da necessidade da população” comentou outro usuário.

(Colaboração Joner Campos)

Carregando comentarios...

Educação

Meta promove curso de Libras em Cáceres

14/02/2019 - 13:08