Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Proposta cria Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia
Por assessoria
09/08/2019 - 10:01

Foto: Ilustrativa

Projeto de Lei 3010/19 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), recebeu destaque na Agência Câmara Notícias. 

A proposta em tramitação trata da doença que é caracterizada por dores constantes em todo o corpo, afeta nervos e músculos, fazendo com que o cérebro não consiga filtrar a dor.

Entre as diretrizes da política estão o atendimento multidisciplinar e o estímulo à pesquisa científica para dimensionar a magnitude da doença no Brasil.

Segundo o deputado, que é médico, o tratamento dos pacientes exige medicação contínua com antidepressivos e neuromoduladores, e exercícios de três a cinco vezes por semana, além de acupuntura, massagens, infiltração de anestésicos e acompanhamento psicológico.

“A realização do tratamento requer, portanto, que o paciente disponha de tempo suficiente e recursos, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) não dá cobertura a todas essas atividades”, afirma Dr. Leonardo.

O projeto considera ainda quem tem fibromialgia como pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. A falta dessa classificação, segundo o parlamentar, tem causado inúmeros transtornos a essas pessoas, “especialmente no que tange à concessão de benefícios”.

Isenção IR - O texto também altera a Lei 7.713/88, que trata do Imposto de Renda, para incluir as pessoas com fibromialgia entre os beneficiários da isenção do tributo. Hoje, a norma concede isenção para pessoas acometidas de doenças graves, como neoplasia maligna (câncer), cegueira, hanseníase e tuberculose.

Tramitação - A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Cáceres tem práticas de Yoga gratuitas

06/08/2019 - 14:09